Primariamente, é preciso pontuar que o racismo é um problema estrutural que tem suas raízes na escravidão. Nesse sentido, o programa de cotas deve ser visualizado não como um favorecimento a pessoas não brancas, mas sim como um meio para o combate de anos de segregação racial. O filósofo brasileiro Silvio Almeida em uma entrevista ao Canal Candeia disserta sobre importância dos cotas, falando que promovem a possibilidade de minorias alcançarem as mesmas oportunidades que pessoas brancas alcançam.
Além disso, é válido destacar a importância da representatividade racial. No livro "Pequeno manual antirracistas se Djamila Ribeiro, a autora incita a reflexão sobre a presença de pessoas regras nos produtos culturais. Nesse sentido é observável que grande parte da mídia popular conta com pessoas brancos em papéis principais e tendo pessoas negras apenas em papéis estereotipados. Em decorrência disso, crianças negras crescem sem nenhum tipo de representação e acabam se vendo à margem da sociedade, com o sentimento de inferioridade internalizado.
Portanto são necessárias medidas efetivas para o fim do racismo na sociedade. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, regulamentar o programa de cotas e assim, oferecer a possibilidade de estudo para todos. Outrossim, também cabe a sociedade e a mídia a inserção de pessoas negras nos produtos culturais, por meio de campanhas de incentivo, proporcionando às pessoas negras uma nova visão de si nas mídias. Dessa forma, a sociedade poderá caminhar rumo a igualdade, como está escrito na Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada