Diante desse cenário, nota-se uma inegável importância na educação para que se empregue o armamento no Brasil de forma segura. Sob essa perspectiva, pode-se recorrer à frase de Pitágoras: “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.” Desse modo, o filósofo grego declara que o ensino tem papel fundamental na construção de uma sociedade, o que se relaciona com a posse de arma, pois essa requer devida sapiência para ser manuseada, caso contrário resultará em acidentes e possíveis crimes causados pela irresponsabilidade gerada por uma insuficiência educacional. Portanto, para não ser preciso punir os adultos, deve-se priorizar a dissipação de conhecimento a respeito desse tema para os jovens nas escolas.
Ademais, é também necessário que em uma sociedade em que se pratique o armamento, seja exigido de certa forma que os cidadãos que desejam se armar demonstrem que estão aptos a manipular armas de fogo. Isto posto, é mister saber que a segurança pública é dever do Estado, conforme denotado no artigo 144 da Constituição Federal de 1988, portanto é imprescindível que órgãos públicos como a polícia federal estejam disponíveis para a examinação dos atributos daqueles que almejam possuir uma arma. Por fim, os critérios a serem avaliados são: psicologia e emocional, para manejar uma ferramenta capaz de tirar vidas; intelectual, ou seja, se o participante tem o conhecimento necessário para obter tal ferramenta; e legal, já que apenas aqueles que nunca tiveram problemas com a lei poderão ter acesso a uma arma de fogo.
Nota-se, portanto, a necessidade do Estado, juntamente com o Ministério da Educação, oferecer a educação indispensável para o armamento ser uma realidade. Isso poderia ser alcançado aplicando programas de conscientização e ensino a respeito de armas de fogo, que seriam transmitidos em órgãos midiáticos como a TV, a fim de transformar a população em uma comunidade mais informada. Todas as medidas tomadas, a sociedade brasileira poderá enfim ter sua própria salvação garantida e a todos que pertencem a ela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada