Precipuamente, é imprescindível pontuar que a baixa disponibilidade de verba são ocasionadas pela falta de atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre nessa problemática.
Ademais, é imperativo ressaltar a falta de acessibilidade no esporte como promotora do problema. De acordo com a Constituição Federal a Lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiências, asseguram o direito a esse grupo, porém, tal cláusula não se aplica a sociedade. Visto que, a população é composta por 24% de portadoras com deficiência, segundo o IBGE, e os mesmos sofrem com a falta de mecanismos de inclusão. Com isso, vale ressaltar que, a má infraestrutura das cidades influência no aspecto da inclusão, uma vez que falta de centros esportivos adaptados é dificilmente encontrado, e quando encontrado, na maioria das vezes, as pessoas com deficiência só podem assistir e não praticar de fato o esporte. Sendo assim, fica perceptível a necessidade de ações para melhorar a realidade de parte da sociedade.
Assim, medidas são necessárias para conter o avanço do impasse na sociedade. Dessarte, com o intuito de mitigar as iniciativas para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão e ascensão social, necessita-se, urgentemente, que o Governo, juntamente com o Ministério do esporte, ser revertido em projetos de inclusão, através de criação de centros poliesportivas com adaptações para as pessoas portadoras de deficiência, a fim de incluí-lós no mundo do esporte, fazendo assim com que todos tenham esse direito. Desse modo, o empecilho do esporte ser uma ferramenta de inclusão e ascensão irá se atenuar e a longo prazo, alcançara a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada