Diante de tal conjuntura, é imperioso destacar a omissão estatal na problemática. Nesse sentido, para John Locke, filósofo inglês, os cidadãos cedem sua confiança ao Estado, que, por outro lado, deve garantir os direitos básicos a eles. Todavia, a máquina pública rompe a tese de Locke ao não ofertar propostas significativas que, potencialmente, objetivem à visibilidade do esporte como meio de ascendência, a exemplo da falta de projetos esportivos para a inclusão da população. Por conseguinte, tal displicência a participação na sociedade fica delimitada. Logo,é urgente a adoção de uma nova conduta do Estado frente a esse contratempo.
Outrossim, é igualmente necessário discutir à respeito do desleixo familiar.Acerca disso, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, cunhou o termo "instituição zumbi" para denunciar instituições que, apesar de manterem a essência, perderam a sua função social. Sob essa ótica, a crítica de Bauman pode ser associada à família, a qual, embora possua o papel fundamental de ensinar valores e comportamentos sociais,age com descaso. Isso fica perceptivel ao não incentivar seus filhos a prática de esportes. Assim, enquanto a indiferença parentela persistir,a sociedade ficará alheia aos desafios enfrentados por essa parcela de cidadãos
Mediante o exposto, a ampliação do esporte na sociedade.Com vistas a isso, urge que o Estado - responsável por promover o pleno funcionamento da sociedade, deve criar projetos esportivos para a inclusão de todos,por meio de verbas governamentais,a fim de incentivar a população.Outrossim, o núcleo familiar deve adotar um novo posicionamento em relação aos esportes, com o fito de ajudar os filhos a se desenvolver na prática. Com essas medidas, dessarte, será possivel converter o pensamento de Darcy Ribeiro em realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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