Avatar do usuário
Por licehelena
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114041
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que as iniciativas para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão e ascensão social apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de more. Esse cenário problemático é fruto tanto da baixa disponibilidade de verba do governo para as práticas esportivas, quanto da falta de acessibilidade do esporte para as pessoas portadoras de alguma deficiência. Diante disso, é necessário analisar inerentemente esses desafios.
Precipuamente, é imprescindível pontuar que a baixa disponibilidade de verba são ocasionadas pela falta de atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre nessa problemática.
Ademais, é imperativo ressaltar a falta de acessibilidade no esporte como promotora do problema. De acordo com a Constituição Federal a Lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiências, asseguram o direito a esse grupo, porém, tal cláusula não se aplica a sociedade. Visto que, a população é composta por 24% de portadoras com deficiência, segundo o IBGE, e os mesmos sofrem com a falta de mecanismos de inclusão. Com isso, vale ressaltar que, a má infraestrutura das cidades influência no aspecto da inclusão, uma vez que falta de centros esportivos adaptados é dificilmente encontrado, e quando encontrado, na maioria das vezes, as pessoas com deficiência só podem assistir e não praticar de fato o esporte. Sendo assim, fica perceptível a necessidade de ações para melhorar a realidade de parte da sociedade.
Assim, medidas são necessárias para conter o avanço do impasse na sociedade. Dessarte, com o intuito de mitigar as iniciativas para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão e ascensão social, necessita-se, urgentemente, que o Governo, juntamente com o Ministério do esporte, ser revertido em projetos de inclusão, através de criação de centros poliesportivas com adaptações para as pessoas portadoras de deficiência, a fim de incluí-lós no mundo do esporte, fazendo assim com que todos tenham esse direito. Desse modo, o empecilho do esporte ser uma ferramenta de inclusão e ascensão irá se atenuar e a longo prazo, alcançara a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
351 Exibições
por sammmmm
2 Respostas 
851 Exibições
por Theuzim99
0 Respostas 
158 Exibições
por beaspagliani
9 Respostas 
426 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
62 Exibições
por Samara01v
Futebol como meio de ascensão social
por Ravendc    - In: Outros temas
0 Respostas 
63 Exibições
por Ravendc
O futebol como meio de ascensão social
por rayvp    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por rayvp
0 Respostas 
1704 Exibições
por I07tth
0 Respostas 
106 Exibições
por Tainara1109
1 Respostas 
138 Exibições
por Peverton

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM