Em uma primeira análise, a não garantia dos direitos individuais e coletivos de cada cidadão contribui para que existam trabalhadores informais. Isso acontece, pois, como já postulado por Thomas Hobbes, filósofo e político inglês, uma vez que o estado negligência a população, esta passa a situar-se à margem da sociedade. Além disso, o baixo índice de escolaridade dessas pessoas, faz com que elas não consigam um trabalho assalariado, desanimando-as. Dessa forma, as relações trabalhistas não se aplicam, e grande parcela da população têm seus direitos negados.
Dessarte, em uma segunda análise, a falta de oportunidades no mercado formal e o desemprego corroboram para a não inserção dos trabalhadores no mercado. Tal questão ocorre, porque, segundo Adam Smith, pai do liberalismo econômico, são necessários 2 pilares: terra e capital, para que possa haver mais oportunidades de trabalho em uma nação. Além do mais, as altas taxas de inflação e instabilidades políticas, agravam o cenário econômico, dificultando o ingresso de pessoas nos postos de trabalhos. Desse modo, se torna mais difícil a inserção dos trabalhadores nos postos de trabalhos formais.
Depreende-se, portanto, os impactos causados pelo desleixo do Estado e a relação deste com as oportunidades no mercado de trabalho. Desse modo, cabe ao Estado, órgão de poder máximo, em conjunto com o Banco Central do Brasil, responsável pelo controle da inflação, incentivar investimentos nos setores empregatícios. Por meio de verbas governamentais e incentivos fiscais, viabilizar a inserção de trabalhadores informais no mercado de trabalho formal. Dessa maneira, busca-se mitigar os efeitos ocasionados pela falta de oportunidades no mercado de trabalho formal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.