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Por ManoelSan
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#96207
Com o advento da Revolução Industrial, e, por conseguinte, das relações trabalhistas, o homem buscou tornar o ambiente de trabalho mais saudável. Ao analisar os efeitos na sociedade brasileira do século XXI, com o alto índice de trabalhadores migrando do campo para as cidades, grande parcela da população passou a buscar meios de se sustentar, aderindo aos trabalhos informais, sendo privados de seus direitos. Compreende-se, portanto, elucidar a inaptidão por parte do Estado e a falta de oportunidades no mercado de trabalho formal.

Em uma primeira análise, a não garantia dos direitos individuais e coletivos de cada cidadão contribui para que existam trabalhadores informais. Isso acontece, pois, como já postulado por Thomas Hobbes, filósofo e político inglês, uma vez que o estado negligência a população, esta passa a situar-se à margem da sociedade. Além disso, o baixo índice de escolaridade dessas pessoas, faz com que elas não consigam um trabalho assalariado, desanimando-as. Dessa forma, as relações trabalhistas não se aplicam, e grande parcela da população têm seus direitos negados.

Dessarte, em uma segunda análise, a falta de oportunidades no mercado formal e o desemprego corroboram para a não inserção dos trabalhadores no mercado. Tal questão ocorre, porque, segundo Adam Smith, pai do liberalismo econômico, são necessários 2 pilares: terra e capital, para que possa haver mais oportunidades de trabalho em uma nação. Além do mais, as altas taxas de inflação e instabilidades políticas, agravam o cenário econômico, dificultando o ingresso de pessoas nos postos de trabalhos. Desse modo, se torna mais difícil a inserção dos trabalhadores nos postos de trabalhos formais.

Depreende-se, portanto, os impactos causados pelo desleixo do Estado e a relação deste com as oportunidades no mercado de trabalho. Desse modo, cabe ao Estado, órgão de poder máximo, em conjunto com o Banco Central do Brasil, responsável pelo controle da inflação, incentivar investimentos nos setores empregatícios. Por meio de verbas governamentais e incentivos fiscais, viabilizar a inserção de trabalhadores informais no mercado de trabalho formal. Dessa maneira, busca-se mitigar os efeitos ocasionados pela falta de oportunidades no mercado de trabalho formal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por AmaCris
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#96268
Olá, tudo bem?
Estou apenas vagando por aqui, e possuo um certo conhecimento do texto dissertativo-argumentativo, por isso, considerei-me livre de deixar minha opinião sobre sua produção.

Pois bem, a estrutura do texto, ao meu ver, está de fato no caminho certo. Contudo, ainda há momentos que eu, como mera leitora, senti certas desconexões.

A priori, na introdução. O tema em questão é: "Efeitos do trabalho informal na sociedade brasileira", essa pauta, ao meu ver, não pôde ser percebida durante o parágrafo introdutório. Você fez uso de um evento histórico, que, neste tema em questão, é muito pertinente, entretanto, acredito que ele deveria ter sido abordado de outra maneira, de modo a ajustar-se melhor a temática trabalhada.

Em segunda análise. No primeiro período do 2 parágrafo, você colocou: " a não garantia dos direitos individuais e coletivos de cada cidadão contribui para que existam trabalhadores informais", aqui, você fez uso da ideia de causa-consequência. Compreendi o que quis dizer. Mas, tendo em vista o tema proposto, creio que uma inversão desta colocação adequaria-se melhor. Ficando: "o advendo dos trabalhos informais, contribuem, significativamente, com a não garantia dos direitos individuais e coletivos...".

Outrossim, creio que, para uma maior sequência de ideias, e contribuição da coerência, uma inversão nas ordens do 2 e 3 parágrafo seria interessante, já que, ao meu ver, a leitura seguiria mais fluentemente.

Obs:
Dica ortográfica ; o "pois", em sentido de concessão, fica entre vírgula. Em sentido explicativo, não.

Ex: Vou levar guarda-chuva, pois irá chover.
Conclue-se, pois, ....

Espero ter ajudado, e minhas opiniões não estão aqui para desanimar ninguém ou para obrigar você a segui-las.

Boa sorte!!
2
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Por ManoelSan
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#96273
AmaCris escreveu:Olá, tudo bem?
Estou apenas vagando por aqui, e possuo um certo conhecimento do texto dissertativo-argumentativo, por isso, considerei-me livre de deixar minha opinião sobre sua produção.

Pois bem, a estrutura do texto, ao meu ver, está de fato no caminho certo. Contudo, ainda há momentos que eu, como mera leitora, senti certas desconexões.

A priori, na introdução. O tema em questão é: "Efeitos do trabalho informal na sociedade brasileira", essa pauta, ao meu ver, não pôde ser percebida durante o parágrafo introdutório. Você fez uso de um evento histórico, que, neste tema em questão, é muito pertinente, entretanto, acredito que ele deveria ter sido abordado de outra maneira, de modo a ajustar-se melhor a temática trabalhada.

Em segunda análise. No primeiro período do 2 parágrafo, você colocou: " a não garantia dos direitos individuais e coletivos de cada cidadão contribui para que existam trabalhadores informais", aqui, você fez uso da ideia de causa-consequência. Compreendi o que quis dizer. Mas, tendo em vista o tema proposto, creio que uma inversão desta colocação adequaria-se melhor. Ficando: "o advendo dos trabalhos informais, contribuem, significativamente, com a não garantia dos direitos individuais e coletivos...".

Outrossim, creio que, para uma maior sequência de ideias, e contribuição da coerência, uma inversão nas ordens do 2 e 3 parágrafo seria interessante, já que, ao meu ver, a leitura seguiria mais fluentemente.

Obs:
Dica ortográfica ; o "pois", em sentido de concessão, fica entre vírgula. Em sentido explicativo, não.

Ex: Vou levar guarda-chuva, pois irá chover.
Conclue-se, pois, ....

Espero ter ajudado, e minhas opiniões não estão aqui para desanimar ninguém ou para obrigar você a segui-las.

Boa sorte!!
Agradeço! Irei fazer os ajustes necessários.
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Por ManoelSan
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#96276
AmaCris escreveu:Olá, tudo bem?
Estou apenas vagando por aqui, e possuo um certo conhecimento do texto dissertativo-argumentativo, por isso, considerei-me livre de deixar minha opinião sobre sua produção.

Pois bem, a estrutura do texto, ao meu ver, está de fato no caminho certo. Contudo, ainda há momentos que eu, como mera leitora, senti certas desconexões.

A priori, na introdução. O tema em questão é: "Efeitos do trabalho informal na sociedade brasileira", essa pauta, ao meu ver, não pôde ser percebida durante o parágrafo introdutório. Você fez uso de um evento histórico, que, neste tema em questão, é muito pertinente, entretanto, acredito que ele deveria ter sido abordado de outra maneira, de modo a ajustar-se melhor a temática trabalhada.

Em segunda análise. No primeiro período do 2 parágrafo, você colocou: " a não garantia dos direitos individuais e coletivos de cada cidadão contribui para que existam trabalhadores informais", aqui, você fez uso da ideia de causa-consequência. Compreendi o que quis dizer. Mas, tendo em vista o tema proposto, creio que uma inversão desta colocação adequaria-se melhor. Ficando: "o advendo dos trabalhos informais, contribuem, significativamente, com a não garantia dos direitos individuais e coletivos...".

Outrossim, creio que, para uma maior sequência de ideias, e contribuição da coerência, uma inversão nas ordens do 2 e 3 parágrafo seria interessante, já que, ao meu ver, a leitura seguiria mais fluentemente.

Obs:
Dica ortográfica ; o "pois", em sentido de concessão, fica entre vírgula. Em sentido explicativo, não.

Ex: Vou levar guarda-chuva, pois irá chover.
Conclue-se, pois, ....

Espero ter ajudado, e minhas opiniões não estão aqui para desanimar ninguém ou para obrigar você a segui-las.

Boa sorte!!
Estou aberto a mais sugestões ;). Obrigadão
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