Sob uma primeira análise, a problemática indígena é importante para que se instale na nação o verdadeiro desenvolvimento. Então, somente quando se fizerem válidos os direitos realçados no Estatuto do Índio, documento que presa pela proteção desses povos, e suas vozes e necessidades forem consideradas politicamente, com o respeito à suas terras, suas tradições e suas vidas como um todo, poderemos desfrutar da justiça e igualdade que a lei nos garante.
Além disso, urge que se mude também a visão errô-nea, que se impera na sociedade, sobre esses nativos, para salvar nosso rico patrimônio cultural nacional. O preconceito com as comunidades indígenas gera prejuízos incalculáveis para a arte, música e medicina no país. Nos deixando longe do futuro diverso e da igualdade que desejamos. Ao mesmo tempo que nos aproxima da violência e desigualdade racial.
Portanto, para solucionar a questão do Índio na contemporaneidade do Brasil, se faz mister que o Ministério da Cultura e da Educação, trabalhem juntos para a desconstrução do preconceito e intolerância, por meio de minicursos, oficinas de arte e campanhas que promovam a cultura e tradição dos nativos. Assim como cabe a FUNAI a fiscalização das leis vigentes, cada qual exercendo seus deveres sociais em regime de urgência, conscientizando e dando visibilidade. Estaremos então, finalmente, no verdadeiro caminho do desenvolvimento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.