Avatar do usuário
Por Vestibular21
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83992
A Constituição Federal de 1988, documento de impor-tância jurídica máxima, garante a todos o direito a vida, dignidade humana, cultura e saúde. No entanto, esses direitos têm sido gravemente desrespeitados, quando em questão está o índio no Brasil contemporâneo. Com a invisibilidade política e o preconceito cultural e racial, traçamos um destino, trágico e desumano, para essas comunidades, que deve ser mudado com urgência.

Sob uma primeira análise, a problemática indígena é importante para que se instale na nação o verdadeiro desenvolvimento. Então, somente quando se fizerem válidos os direitos realçados no Estatuto do Índio, documento que presa pela proteção desses povos, e suas vozes e necessidades forem consideradas politicamente, com o respeito à suas terras, suas tradições e suas vidas como um todo, poderemos desfrutar da justiça e igualdade que a lei nos garante.

Além disso, urge que se mude também a visão errô-nea, que se impera na sociedade, sobre esses nativos, para salvar nosso rico patrimônio cultural nacional. O preconceito com as comunidades indígenas gera prejuízos incalculáveis para a arte, música e medicina no país. Nos deixando longe do futuro diverso e da igualdade que desejamos. Ao mesmo tempo que nos aproxima da violência e desigualdade racial.

Portanto, para solucionar a questão do Índio na contemporaneidade do Brasil, se faz mister que o Ministério da Cultura e da Educação, trabalhem juntos para a desconstrução do preconceito e intolerância, por meio de minicursos, oficinas de arte e campanhas que promovam a cultura e tradição dos nativos. Assim como cabe a FUNAI a fiscalização das leis vigentes, cada qual exercendo seus deveres sociais em regime de urgência, conscientizando e dando visibilidade. Estaremos então, finalmente, no verdadeiro caminho do desenvolvimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Vestibular21
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83993
Vestibular21 escreveu:A Constituição Federal de 1988, documento de impor-tância jurídica máxima, garante a todos o direito a vida, dignidade humana, cultura e saúde. No entanto, esses direitos têm sido gravemente desrespeitados, quando em questão está o índio no Brasil contemporâneo. Com a invisibilidade política e o preconceito cultural e racial, traçamos um destino, trágico e desumano, para essas comunidades, que deve ser mudado com urgência.

Sob uma primeira análise, a problemática indígena é importante para que se instale na nação o verdadeiro desenvolvimento. Então, somente quando se fizerem válidos os direitos realçados no Estatuto do Índio, documento que presa pela proteção desses povos, e suas vozes e necessidades forem consideradas politicamente, com o respeito à suas terras, suas tradições e suas vidas como um todo, poderemos desfrutar da justiça e igualdade que a lei nos garante.

Além disso, urge que se mude também a visão errô-nea, que se impera na sociedade, sobre esses nativos, para salvar nosso rico patrimônio cultural nacional. O preconceito com as comunidades indígenas gera prejuízos incalculáveis para a arte, música e medicina no país. Nos deixando longe do futuro diverso e da igualdade que desejamos. Ao mesmo tempo que nos aproxima da violência e desigualdade racial.

Portanto, para solucionar a questão do Índio na contemporaneidade do Brasil, se faz mister que o Ministério da Cultura e da Educação, trabalhem juntos para a desconstrução do preconceito e intolerância, por meio de minicursos, oficinas de arte e campanhas que promovam a cultura e tradição dos nativos. Assim como cabe a FUNAI a fiscalização das leis vigentes, cada qual exercendo seus deveres sociais em regime de urgência, conscientizando e dando visibilidade. Estaremos então, finalmente, no verdadeiro caminho do desenvolvimento.
Vestibular21 escreveu:A Constituição Federal de 1988, documento de impor-tância jurídica máxima, garante a todos o direito a vida, dignidade humana, cultura e saúde. No entanto, esses direitos têm sido gravemente desrespeitados, quando em questão está o índio no Brasil contemporâneo. Com a invisibilidade política e o preconceito cultural e racial, traçamos um destino, trágico e desumano, para essas comunidades, que deve ser mudado com urgência.

Sob uma primeira análise, a problemática indígena é importante para que se instale na nação o verdadeiro desenvolvimento. Então, somente quando se fizerem válidos os direitos realçados no Estatuto do Índio, documento que presa pela proteção desses povos, e suas vozes e necessidades forem consideradas politicamente, com o respeito à suas terras, suas tradições e suas vidas como um todo, poderemos desfrutar da justiça e igualdade que a lei nos garante.

Além disso, urge que se mude também a visão errô-nea, que se impera na sociedade, sobre esses nativos, para salvar nosso rico patrimônio cultural nacional. O preconceito com as comunidades indígenas gera prejuízos incalculáveis para a arte, música e medicina no país. Nos deixando longe do futuro diverso e da igualdade que desejamos. Ao mesmo tempo que nos aproxima da violência e desigualdade racial.

Portanto, para solucionar a questão do Índio na contemporaneidade do Brasil, se faz mister que o Ministério da Cultura e da Educação, trabalhem juntos para a desconstrução do preconceito e intolerância, por meio de minicursos, oficinas de arte e campanhas que promovam a cultura e tradição dos nativos. Assim como cabe a FUNAI a fiscalização das leis vigentes, cada qual exercendo seus deveres sociais em regime de urgência, conscientizando e dando visibilidade. Estaremos então, finalmente, no verdadeiro caminho do desenvolvimento.
@vitoriaca @Mylike e @JoaoPedro72
Vocês poderiam corrigir minha redação? Estou treinando e gostaria de opiniões.
Eu não sei como o formato do texto vai aparecer para vocês pq no meu app sai diferente cada vez q envio. Os espaços que aparecem no final deixando uma grande distância, não existe no texto realmente, e os espaços no início de parágrafo desapareceram. Tentei arrumar e enviei o texto novamente e o erro se repetiu. Então se puderem ignorar e me dar dicas de como usar melhor o app eu agradeceria muito.
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#83994
Olá! Sua redação dispõe de muitos pontos adequados, como a língua portuguesa correta, a coesão e a proposta de intervenção completa.
No entanto, ela possui falhas tanto na argumentação quanto na adequação ao gênero textual dissertativo-argumentativo. Vou lhe explicar melhor o porquê disso:

Quanto à questão da argumentação, creio que ela estava pouco aprofundada, isto é, escassa em argumentos que me convenceriam como leitor. Um exemplo seria você explicar melhor porque a valorização da cultura indígena é importante.

Além disso, você utilizou muito o “nos”, o qual marca um traço de impessoalidade e, por conseguinte, marca uma falha na adequação ao gênero textual dissertativo-argumentativo. Para melhorar isso, use termos como “deixando a sociedade” ou “deixando a coletividade” em vez de “nos deixando”.

Parabéns pela redação!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por Vestibular21
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83995
JoaoPedro72 escreveu:Olá! Sua redação dispõe de muitos pontos adequados, como a língua portuguesa correta, a coesão e a proposta de intervenção completa.
No entanto, ela possui falhas tanto na argumentação quanto na adequação ao gênero textual dissertativo-argumentativo. Vou lhe explicar melhor o porquê disso:

Quanto à questão da argumentação, creio que ela estava pouco aprofundada, isto é, escassa em argumentos que me convenceriam como leitor. Um exemplo seria você explicar melhor porque a valorização da cultura indígena é importante.

Além disso, você utilizou muito o “nos”, o qual marca um traço de impessoalidade e, por conseguinte, marca uma falha na adequação ao gênero textual dissertativo-argumentativo. Para melhorar isso, use termos como “deixando a sociedade” ou “deixando a coletividade” em vez de “nos deixando”.

Parabéns pela redação!
obrigada por explicar me ajudou muito. Acho que deixei vários comentários. Não estou sabendo usar o app kkk me desculpe
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#83996
Vestibular21 escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:Olá! Sua redação dispõe de muitos pontos adequados, como a língua portuguesa correta, a coesão e a proposta de intervenção completa.
No entanto, ela possui falhas tanto na argumentação quanto na adequação ao gênero textual dissertativo-argumentativo. Vou lhe explicar melhor o porquê disso:

Quanto à questão da argumentação, creio que ela estava pouco aprofundada, isto é, escassa em argumentos que me convenceriam como leitor. Um exemplo seria você explicar melhor porque a valorização da cultura indígena é importante.

Além disso, você utilizou muito o “nos”, o qual marca um traço de impessoalidade e, por conseguinte, marca uma falha na adequação ao gênero textual dissertativo-argumentativo. Para melhorar isso, use termos como “deixando a sociedade” ou “deixando a coletividade” em vez de “nos deixando”.

Parabéns pela redação!
obrigada por explicar me ajudou muito. Acho que deixei vários comentários. Não estou sabendo usar o app kkk me desculpe
Não há de quê! Vá à aba “Correção para ENEM” para enviar e/ou corrigir redações, tire dúvidas na aba “Tira-dúvidas” e, também, para enviar e/ou receber materiais de apoio, vá à aba “Materiais de apoio”. Essas peças são os principais recursos do site.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Avatar do usuário
Por Vestibular21
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83997
JoaoPedro72 escreveu:
Vestibular21 escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:Olá! Sua redação dispõe de muitos pontos adequados, como a língua portuguesa correta, a coesão e a proposta de intervenção completa.
No entanto, ela possui falhas tanto na argumentação quanto na adequação ao gênero textual dissertativo-argumentativo. Vou lhe explicar melhor o porquê disso:

Quanto à questão da argumentação, creio que ela estava pouco aprofundada, isto é, escassa em argumentos que me convenceriam como leitor. Um exemplo seria você explicar melhor porque a valorização da cultura indígena é importante.

Além disso, você utilizou muito o “nos”, o qual marca um traço de impessoalidade e, por conseguinte, marca uma falha na adequação ao gênero textual dissertativo-argumentativo. Para melhorar isso, use termos como “deixando a sociedade” ou “deixando a coletividade” em vez de “nos deixando”.

Parabéns pela redação!
obrigada por explicar me ajudou muito. Acho que deixei vários comentários. Não estou sabendo usar o app kkk me desculpe
Não há de quê! Vá à aba “Correção para ENEM” para enviar e/ou corrigir redações, tire dúvidas na aba “Tira-dúvidas” e, também, para enviar e/ou receber materiais de apoio, vá à aba “Materiais de apoio”. Essas peças são os principais recursos do site.
muito obrigada
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#83998
Vestibular21 escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:
Vestibular21 escreveu: obrigada por explicar me ajudou muito. Acho que deixei vários comentários. Não estou sabendo usar o app kkk me desculpe
Não há de quê! Vá à aba “Correção para ENEM” para enviar e/ou corrigir redações, tire dúvidas na aba “Tira-dúvidas” e, também, para enviar e/ou receber materiais de apoio, vá à aba “Materiais de apoio”. Essas peças são os principais recursos do site.
muito obrigada
Por nada!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
215 Exibições
por Lauany25
2 Respostas 
75 Exibições
por anapaula980
0 Respostas 
146 Exibições
por Amanda1215
0 Respostas 
196 Exibições
por Sandra01
1 Respostas 
155 Exibições
por GeovanaAnt
1 Respostas 
1137 Exibições
por analuisa777
4 Respostas 
271 Exibições
por Petalarafa
3 Respostas 
842 Exibições
por OlrenBeat
5 Respostas 
273 Exibições
por Ellora
0 Respostas 
141 Exibições
por mafewmelo

OlrenBeat Poderia corrigir, por favor? Essa &ea[…]

Ao longo da vida o ser humano almeja possuir muita[…]

Desde o advento da Revolução Industr[…]

Katsmoking lais458 Felipe082 podem corrig[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM