Dessa forma, em primeira análise, vale ressaltar a indiferença do Estado em executar as suas leis. Assim, exemplifica a teoria das "Instituições Zumbis", do sociólogo Zygmunt Bauman, que discerne sobre a incapacidade das instituições públicas de cumprirem com as suas respectivas funções. Consequentemente, não fornecem o devido suporte logístico e estrutural, com o objetivo de permitir que todos os cidadãos tenham acesso ao cinema no território nacional, contrariando a Constituição.
Ademais, a ausência de cinemas nas áreas periféricas e afastadas dos grandes centros urbanos, corrobora para que esse espaço sociocultural não seja democratizado, pois resulta no déficit logístico e preço desproporcional dos ingressos à realidade econômica dos moradores dessas áreas. Nessa perspectiva, apenas poucos cidadãos frequentam o cinema, condizente com a pesquisa feita pelo portal "meio e mensagem", ao qual indica que somente 17% da população brasileira vão ao cinema regularmente. Logo, percebe-se a falta da democratização desse espaço sociocultural no Brasil.
Portando, medidas devem ser tomadas para mitigar o problema. Urge que o Governo Federal, por meio da verba governamental, crie o programa "cinema para todos", construindo salas de cinema nas áreas periféricas, onde o preço dos ingressos sejam menores para os moradores da região, visando o acesso deles a esse espaço sociocultural. Somente assim, será possível que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso ao cinema, cumprindo assim a Constituição Federal.
Quem puder corrigir @EuDavila @eurodrigo @Mylike @gabrielgd33 @walace @Heraldo @mariamigon @XxDamastco
É a minha última antes do ENEM, então fico muito agradecido!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.