• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#82316
Na Constituição Federal, redigida em 1988, determina que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso a espaços socioculturais. Entretanto, a consolidação dos cinemas somente nos centros urbanos, longe das áreas periféricas, impossibilita a democratização desse espaço sociocultural no Brasil, por causa da negligência governamental em executar suas leis e a falta do cinema nessas regiões.

Dessa forma, em primeira análise, vale ressaltar a indiferença do Estado em executar as suas leis. Assim, exemplifica a teoria das "Instituições Zumbis", do sociólogo Zygmunt Bauman, que discerne sobre a incapacidade das instituições públicas de cumprirem com as suas respectivas funções. Consequentemente, não fornecem o devido suporte logístico e estrutural, com o objetivo de permitir que todos os cidadãos tenham acesso ao cinema no território nacional, contrariando a Constituição.

Ademais, a ausência de cinemas nas áreas periféricas e afastadas dos grandes centros urbanos, corrobora para que esse espaço sociocultural não seja democratizado, pois resulta no déficit logístico e preço desproporcional dos ingressos à realidade econômica dos moradores dessas áreas. Nessa perspectiva, apenas poucos cidadãos frequentam o cinema, condizente com a pesquisa feita pelo portal "meio e mensagem", ao qual indica que somente 17% da população brasileira vão ao cinema regularmente. Logo, percebe-se a falta da democratização desse espaço sociocultural no Brasil.

Portando, medidas devem ser tomadas para mitigar o problema. Urge que o Governo Federal, por meio da verba governamental, crie o programa "cinema para todos", construindo salas de cinema nas áreas periféricas, onde o preço dos ingressos sejam menores para os moradores da região, visando o acesso deles a esse espaço sociocultural. Somente assim, será possível que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso ao cinema, cumprindo assim a Constituição Federal.




Quem puder corrigir @EuDavila @eurodrigo @Mylike @gabrielgd33 @walace @Heraldo @mariamigon @XxDamastco
É a minha última antes do ENEM, então fico muito agradecido!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#82326
Olá
No primeiro parágrafo indico vc colocar um ponto depois de "espaço sociocultural no Brasil". Isso ocorre por causa da negligência governamental em executar suas leis e a falta do cinema nessas regiões.

2 parágrafo
"Dessa forma, em primeira análise, vale ressaltar a indiferença do Estado em executar as suas leis. "
No segundo parágrafo não é obrigatório vc começar com conectivos, mas se preferir o correto é utilizar um de relevância como : A priori, em primeira análise.....
Retire o dessa forma.

3 parágrafo
Observe que seus períodos estão muito longos. Busque colocar mais pontos.
" corrobora para que esse espaço sociocultural não seja democratizado." Coloque um ponto e só assim escreva a próxima ideia.

" déficit logístico e preço desproporcional" . Aqui ou vc fala de déficit logístico ou do preço. Em um parágrafo de desenvolvimento vc precisa utilizar um ponto principal e falar sobre ele.

4 parágrafo
Aqui vc só não garantiu os 200 pois faltou o detalhamento. Para que esse ponto fique claro use a frase " ,como por exemplo, ....". Outra forma é detalhar o agente "Governo Federal, órgão responsável por garantir os direitos dos cidadãos, ´"

NÃO UTILIZE O GERÚNDIO NA REDAÇÃO POIS VC IRÁ PERDER PONTO NA COPETÊNCIA 1 construindo, visando....
Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM