Primeiramente, na segunda metade do século XX os lixos tinha a decomposição predominante de matéria orgânica ,de restos de comidas . Com o avanço da tecnologia, materias como plásticos , baterias de celulares e lâmpadas estão cada vez mais presente no meio ambiente . O grande consumo de embalagens não recicláveis trais futuramente problemas, como o aquecimento global que é causado pelo grande teor de lixo no meio ambiente , que causa consequências na flora e na fauna , além de impactar setores críticos como o agronegócio .
Ademais , os seres humanos são os grandes responsáveis pela poluição do planeta terra , segundo uma pesquisa feita pela panorama dos Resíduos sólidos no Brasil , cresceu 16% na útima década a quantidade de resíduos sólidos urbanos destinados inadequadamente , o lixo jogado de maneira inadequada afeta diretamente a saúde de brasileiros . Isto trais consequências como a poluição do ar , terra e água , a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais á saúde púplica , devido á poluição ambiental . E preocupante os malefícios que o descarte inadequado pode trazer á população brasileira .
Portanto , é necessário que o Governo Federal junto com o Ministério do Meio Ambiente , invista em projetos que conscientize as pessoas á descarta o lixo no lugar certo e aconselhe o consumo de produtos que possam ser reciclaveis . Por meio de investimentos como campanhas puplicitárias , para que o lixo não afete o meio ambiente , segundo o filósofo Francis Bacon só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe , assim é notório que as pessoas precisam cuidar da natureza , para poder habitar nela .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.