Em primeira instância, destacam- se valores éticos que devem ser comuns a todos, na democracia - modelo político vigente no Brasil - o Governo torna-se responsável por mitigar e controlar possíveis danos causados pelo seu povo. Sendo assim, ao oferecer grande quantidade de insumos que podem caracterizar ameaças à paisagem geográfica, cabe também ao orgão controlador a manutenção dos mesmos. Contextualizando dessa forma a vertente filosófica do Estoicismo que propaga a seguinte noção, deve-se tomar para si somente responsabilidades que estão completamente sob seu poder de controlá-las, nesse caso, a capacidade de diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo produzido em grande escala.
Similarmente, o crescente números de indústrias no território verde-amarelo trás consequências em seu meio de produção hostíl e de crescimento exacerbado. Nesse viés, destacam-se fatores históricos como o garimpo ilegal de minerais na região norte do país para abastecimento de indústrias como a farmacêutica e automobilística, que causa contaminação hídrica, erosão do solo e ameaça o local de convívio dde povos nativos como a população ribeirinha. A falta ou negligêcia de fiscalização - por parte dos Órgãos Legislativos - de práticas iguais ou semelhantes causa o crescimento exponencial das mesmas, consequentemente, ameaçando grande parcela da sociedade afetada pelo descarte impróprio de resíduos oriundos da industrialização.
Em suma, fica evidente que é dever do Sistema Governamental - responsável por organizar as dinâmicas sociais -, controlar, de forma eficaz, os Setores da Idústria Brasileira visando garantir o cumprimento das leis, por meio da reavaliação dos modos de produção e de consumo induzidos à sociedade brasileira, para criar e aplicar metas que controlem o volume de lixo produzido e descartado. Tomando assim, a devida responsabilidade sob o seu papel na rede internacional em prol da preservação ambiental e progresso humanista.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada