De início, há de constar a débil ação governamental enquanto mantedora da problemática. Nesse sentido, segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, portanto, não vão de encontro com a ideia de Hobbes, já que falham em proporcionar ações fundamentais, como o controle sobre o lixo. Isso acontece porque, assim como pontuou Murray Rothbard, economista norte-americano, uma parcela dos políticos visam apenas o retorno de capital, em detrimento do bem-estar populacional.
Por conseguinte, a produção desenfreada de lixo também é um problema. Em uma animação do Steve Cutts, ilustrador britânico, retrata o consumismo do homem, que vai desde a caça de animais para benefício próprio até a produção em grande escala das indústrias. Esse consumo em massa, além de agredir o meio ambiente, produz uma quantidade enorme de lixo que, segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, o país produziu cerca de 80 milhões de toneladas, cerca de 17% a mais que 2010. Além disso, esse lixo é alocado para lixões, que, em sua maioria, estão localizados nas regiões mais pobres do país, o que pode facilitar a proliferação de doenças na periferia.
Por fim, cabe ao Governo Federal, mais detalhadamente ao Ministério do Meio ambiente, uma maior fiscalização do lixo, por meio de câmeras e fiscalizadores do Governo, como os agentes de saúde, em indústrias e locais urbanos, a fim de controlar melhor a produção e diminuir a questão do lixo na sociedade. Assim, o filme "Wall-E" será apenas uma forma de entretenimento, não a projeção da nossa própria realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.