Indiscutivelmente, o consumismo enraizou-se na sociedade hodierna, fator esse resultante do capitalismo. Ao tratar do consumismo exacerbado e de seus efeitos para o meio ambiente, aponta-se o crescente consumo de eletrônicos, a destinação desses produtos desativados e o descarte dos eletrônicos. Uma vez que, descartados em lugares inadequados geram consequências negativas para os limitados recursos naturais e para a própria sociedade, fazendo com que, no país, os prejuízos desse descuido se ratifiquem a desarmonia ambiental.
Outroassim, a busca pelo ganho pessoal acima de tudo também pode ser apontando como responsável pelo problema. De acordo com o pensamento marxista, priorizar o bem pessoal em detrimento do coletivo gera inúmeras dificuldades para a sociedade. À vista disso, é indubitável que as empresas visando o capital, esquecem do meio ambiente e do bem estar da população, dado o incentivo para o consumo exacerbado e a omissão quanto o descarte correto.
Portanto, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Para tanto, é preciso que o Governo Federal invista, por meio de verbas governamentais, na criação de mais pontos estratégicos de coleta de lixo eletrônico em municípios, bem como em incentivos fiscais que beneficiem as empresas que promovem fortemente a reciclagem desses materiais. Ademais, o ministério do meio ambiente deve realizar campanhas socioeducativas nas escolas e comunidades, como palestras e oficinas temáticas, de modo que os alunos e os familiares aprendam sobre a importância da participação ativa da sociedade na destinação correta do e-lixo. Assim, combatendo esse silencioso desastre socioambiental, que poucos percebem, mas que afeta a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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