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Por isas522
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#117894
No filme wall-e, é abordado a crítica situação do mundo por estar coberto de lixo a ponto de nenhum ser vivo conseguir conviver nele. Saindo da ficção, há uma realidade semelhante a essa no Brasil, visto a problemática do lixo acumulado que tem afetado muitas pessoas, principalmente ao meio ambiente. Sendo assim, os principais causadores esse problema são: a falta de infraestrutura, em consonância com a excassa conscientização popular. Nesse sentido, urge a resolução dessas entraves para combater o lixo urbano.
Primeiramente, é primordial destacar a carência de investimentos na infraestrutura deriva da ineficácia do Poder Público, no que condiz à criação de mecanismos, os quais coíbam tais recorrências. Desse modo, a Revolução Industrial foi um período de desenvolvimento das indústrias e consumismo crescente que trouxe graves consequências para o meio ambiente, como: poluição, insustentabilidade e aumento de lixo urbano. Na atualidade, o Governo ainda tem focado investimentos em economia e industrialização, deixando assim o saneamento sustentável em segundo plano. Por conseguinte, o preçário cenário de entulhos nas cidades é evidenciado. Diante disso, as autoridades precisam se posicionar diante dessa problemática.
Outrossim, é crucial explorar os efeitos da ausência de conscientização social como agente produtor dessa calamidade. De acordo com Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo." Entretanto, o consumo excessivo e o péssimo hábito de jogar lixo em qualquer lugar demonstram a falha educacional e ignorância da sociedade. Destarte, tudo isso retarda em resolver o empecilho pela falta de consciência populacional, que é responsável pelo agravamento de detritos.
Conclui-se, portanto, que haja medidas que assegurem a boa infraestrutura e educação, cabe, então, ao Governo promover uma política de limpeza que estabeleça multa caso ocorra negligência ambiental. Além de distribuir lixeiras nas localidades civis por meio da manutenção estrutural da cidades. A fim de amenizar o lixo e mudar as ações dos indivíduos. Ademais, a escola deve educar cidadãos por palestras que tratem da temática do lixo, a fim de incentivar a reciclagem correta em prol de resolver tal lacuna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Pxvesq
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#117900
Olá[mention]isas522[/mention],

Ótima redação… parabéns!! :D

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nota: 160

A redação apresenta um bom domínio da escrita formal da língua portuguesa, com um vocabulário adequado e estruturas sintáticas corretas. No entanto, em algumas partes, há problemas de concordância verbal e nominal que podem ser corrigidos. Além disso, é importante evitar o uso de expressões redundantes, como "em consonância com" e "por conseguinte", que não acrescentam clareza ao texto.

Alguns erros que identifiquei;

"coíbam" - o correto é "coibam";

"Recorrências" - a palavra está grafada corretamente, mas a concordância do verbo "coíbam" deveria estar no plural para concordar com o sujeito;

"preçário" - o correto é "precarizado";

"retarda em resolver o empecilho" - o correto seria "retarda a resolução do empecilho";

"que é responsável pelo agravamento de detritos" - o correto seria "que são responsáveis pelo agravamento dos detritos";

"medidas que assegurem a boa infraestrutura e educação" - a concordância do verbo "assegurem" deveria estar no singular, ficaria "medidas que assegure a boa infraestrutura e educação";

"no que condiz à criação de mecanismos" - o correto seria "no que diz respeito à criação de mecanismos";

"de detritos" - o correto seria "dos detritos";

"tudo isso retarda em resolver o empecilho" - o correto seria "tudo isso retarda a resolução do empecilho";

"consciente populacional" - falta uma preposição antes de "populacional", ficaria "consciência populacional";

"uma política de limpeza que estabeleça multa caso ocorra negligência ambiental" - falta uma vírgula após "limpeza", ficaria "uma política de limpeza, que estabeleça multa caso ocorra negligência ambiental";

"manutenção estrutural da cidades" - o correto seria "manutenção estrutural das cidades";

"cidadãos por palestras" - o correto seria "cidadãos por meio de palestras";


Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 120

O texto aborda de forma geral a problemática do lixo acumulado no Brasil, mas não apresenta uma análise aprofundada do tema. Seria interessante explorar dados e informações específicas sobre a situação do lixo urbano no país, como estatísticas, impactos ambientais e consequências para a saúde pública. Além disso, a relação com o filme Wall-E poderia ser melhor desenvolvida, destacando os paralelos entre a ficção e a realidade.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 120

O texto apresenta argumentos relacionados à falta de investimentos na infraestrutura e à falta de conscientização social como causas do problema do lixo urbano. No entanto, esses argumentos poderiam ser melhor desenvolvidos e embasados com exemplos concretos e dados estatísticos. Além disso, seria interessante explorar também outras causas, como o descarte inadequado de resíduos por parte da indústria e dos cidadãos.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 160

O texto apresenta uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar que a argumentação poderia ser mais consistente e estruturada, com uma melhor organização das ideias e maior conexão entre os parágrafos. Além disso, seria interessante utilizar mais recursos coesivos, como conectivos, para tornar a progressão do texto mais clara.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 120

O texto apresenta propostas de intervenção para combater o problema do lixo urbano, como a criação de uma política de limpeza, a imposição de multas e a educação nas escolas. No entanto, essas propostas são abordadas de forma superficial e poderiam ser mais detalhadas, com informações sobre como implementá-las, quais os recursos necessários e como garantir o respeito aos direitos humanos.


Algumas sugestões;

1. Reforçar a introdução: Comece a redação destacando a relevância do tema do lixo urbano no Brasil, utilizando dados ou informações que evidenciem a gravidade do problema. Além disso, faça uma conexão mais clara com o filme Wall-E para contextualizar o leitor.

2. Desenvolver os argumentos: Ao abordar a falta de investimentos na infraestrutura, forneça exemplos concretos de como isso afeta a gestão e o descarte do lixo nas cidades. Explique como a priorização da economia e da industrialização em detrimento do saneamento sustentável contribui para o acúmulo de resíduos.

3. Ampliar a análise da conscientização social: Além de mencionar o consumo excessivo e o descarte inadequado de lixo, explore outras questões que influenciam a falta de conscientização, como a falta de educação ambiental nas escolas, a falta de campanhas de conscientização e a ausência de infraestrutura adequada para a coleta seletiva.

4. Reforçar a proposta de intervenção: Ao sugerir a criação de uma política de limpeza, explique detalhadamente como essa política seria implementada, quais seriam os recursos necessários e como seriam estabelecidas as multas por negligência ambiental. Além disso, acrescente informações sobre a importância da manutenção estrutural das cidades e o papel das escolas na promoção da conscientização ambiental por meio de palestras e atividades educativas.

5. Revisar a coesão e a estrutura do texto: Verifique se as ideias estão organizadas de forma lógica e coesa, utilizando conectivos adequados para estabelecer a progressão das informações ao longo do texto. Além disso, revise a concordância verbal e nominal para evitar erros e garantir a clareza das informações apresentadas.

Lembre-se de revisar a redação cuidadosamente para corrigir erros ortográficos e gramaticais adicionais.
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