Primeiramente, é primordial destacar a carência de investimentos na infraestrutura deriva da ineficácia do Poder Público, no que condiz à criação de mecanismos, os quais coíbam tais recorrências. Desse modo, a Revolução Industrial foi um período de desenvolvimento das indústrias e consumismo crescente que trouxe graves consequências para o meio ambiente, como: poluição, insustentabilidade e aumento de lixo urbano. Na atualidade, o Governo ainda tem focado investimentos em economia e industrialização, deixando assim o saneamento sustentável em segundo plano. Por conseguinte, o preçário cenário de entulhos nas cidades é evidenciado. Diante disso, as autoridades precisam se posicionar diante dessa problemática.
Outrossim, é crucial explorar os efeitos da ausência de conscientização social como agente produtor dessa calamidade. De acordo com Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo." Entretanto, o consumo excessivo e o péssimo hábito de jogar lixo em qualquer lugar demonstram a falha educacional e ignorância da sociedade. Destarte, tudo isso retarda em resolver o empecilho pela falta de consciência populacional, que é responsável pelo agravamento de detritos.
Conclui-se, portanto, que haja medidas que assegurem a boa infraestrutura e educação, cabe, então, ao Governo promover uma política de limpeza que estabeleça multa caso ocorra negligência ambiental. Além de distribuir lixeiras nas localidades civis por meio da manutenção estrutural da cidades. A fim de amenizar o lixo e mudar as ações dos indivíduos. Ademais, a escola deve educar cidadãos por palestras que tratem da temática do lixo, a fim de incentivar a reciclagem correta em prol de resolver tal lacuna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.