Primeiramente, é importante ressaltar a diferença monetária entre os sexos, onde homens tendem a ter as melhores oportunidades, salários e investimentos. A copa do mundo, um dos eventos esportivos mais conhecidos hoje em dia, premeia os vencedores com 400 milhões de euros, já as vencedoras, com 30 milhões de euros, de acordo com a FIFA (Federação Internacional de Futebol). Sendo assim, as mulheres tendem a ser ainda mais desvalorizadas nesse quadro, mesmo que grande parte delas realizaram mais feitos históricos que diversos homens.
Ademais, vale lembrar, a dificuldade das garotas de se inserirem no esporte desde novas, onde não encontram nenhuma forma de apoio, mas sim, julgamentos. De acordo com Vanderson Berbat, diretor do impulsiona, programa de educação esportiva do Instituto Península, ‘’O esporte feminino brasileiro está em alta’’. Apesar da pronúncia, ainda são encontrados indícios de preconceito e desigualdade entre as crianças e adolescentes dentro das instituições brasileiras, no qual as meninas são desmotivadas a seguirem uma carreira esportiva.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater tais acontecimentos. Com o apoio de órgãos e responsáveis pelo esporte, como a FIFA, o estabelecimento de salários justos entre as modalidades e o equilíbrio nos investimentos, propagando uma maior visibilidade aos esportes de modalidade feminina. Além disso, é necessário a propagação de apoio e projetos a integração de mulheres ao esporte dentro das instituições, com a ajuda do MEC (Ministério da Educação. Assim, o cenário esportivo se tornaria mais equilibrado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.