Diante desse cenário, é imperioso destacar a omissão estatal na problemática. Nesse sentido, para Jonh Locke, filósofo inglês, os cidadãos cedem sua confiança ao Estado, que, por outro lado, deve garantir os direitos básicos a eles. Todavia, a máquina pública rompe a tese de Locke ao não ofertar propostas significativas que, potencialmente, objetivam, priorizar e incentivar a promoção do esporte nas escolas, além de profissionais capacitados. Por conseguinte, tal displicência afeta diretamente o bem-estar dos alunos, levando-os a uma condição de invisibilidade. Logo, é urgente a adoção de uma nova conduta do Estado frente a esse contratempo.
Ademais, é igualmente necessário discutir a respeito da desinformação social. Acerca disso, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, cunhou o termo " instituição zumbi" para denunciar instituições que, apesar de manterem sua essência, perderam a sua função social. Sob essa ótica, a crítica de Bauman pode ser associada à mídia, a qual, embora possua o papel fundamental de informar, age com descaso ao não promover a visibilidade da importância do esporte. Isso fica perceptível, seja pela pequena campanha de conscientização, seja pelo rompimento da invisibilidade. Nesse cenário, faz-se necessário a mudança de postura das redes midiáticas.
Mediante o exposto, é preciso mitigar a problemática do esporte para a inclusão social. Com vistas a isso, urge que o Estado - responsável pelo pleno funcionamento da sociedade, por meio de esferas federais e municipais, deve criar políticas públicas de incentivo ao esporte nas escolas, bem como para a capacitação de profissionais, a fim de atenuar o problema. Outrossim, a mídia deve aumentar temáticas por ela transmitida, incluindo uma maior abordagem sobre as mazelas sociais. Assim, com essas medidas, poder-se-á combater o revés no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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