Em primeira análise, deve-se ressaltar ausência de medidas governamentais para combater o desperdício no Brasil. Nesse contexto, enquanto alguns grupos sociais descartam alimentos puramente por vaidade ou por ter poder aquisitivo para comprar algo melhor, uma parcela da população se quer têm direito a alimentação - o que é previsto pelo artigo 5 da Constituição Federal de 1988 como inerente à todas os cidadãos.
Ademais, é fundamental apontar o consumismo em demasia como impulsionador do desperdício de alimentos na atual configuração brasileira. Segundo EMBRAPA, o desperdício chega a 40 mil toneladas de produtos alimentícios por dia. Diante do exposto, é possível constatar que a matriz dessa problemática encontra solo fértil nos ideais de consumo exagerado incentivado por empresas do ramo alimentício. Tais corporações promovem a ideia de obter vantagem e/ou descontos ao adquirir mais de um mesmo produto, em prol de lucro próprio, sem pensar nas consequências negativas que advém dessa atitude. Logo, é inadmissível que se cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater os seus obstáculos, para isso é imprescindível que o Ministério do Desenvolvimento Social e Agricultura juntamente com marcas de grande influência no ramo alimentício, como Mc Donald's e Burger Kinging, promovam campanhas sob o viés da dramaticidade para enfatizar a importância da diminuição do desperdício, afim de conscientizar a população. Consoante a isso, faz-se mister que órgãos de fiscalização locais, incentivem bares e restaurantes, por meio da criação de decretos, o remanejamento de alimentos favoráveis ao consumo à pessoas em condições de vulnerabilidade, com o intuito de diminuir o desperdício e garantir na prática, o direito previsto a todas as pessoas na Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.