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Por Mariajsjjska
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O escritor brasileiro Machado de Assis, em sua fase realista, despiu a sociedade e teceu críticas aos comportamentos egoístas e superficiais caracterizadoras da nação brasileira. Fora da ficção, as obras realistas do autor compactuam com as alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil, pois a ignorância humana gera a tomada de ações imprudentes, consoantes aos personagens machadianos. Nesse prisma, torna- se evidente que a desigualdade social somado a negligência governamental formetam o agravamento dessa problemática, a qual precisa ser solucionada na contemporaneidade brasileira.
Nesse sentido, John Locke, conhecido como pai fo liberalismo, entendia que a população deveria confiar no Estado, que, por sua vez, garantia direitos aos indivíduos. Isso ocorre que, no Brasil, as autoridades são incapazes de praticar a ideologia de Locke, ja que o desperdício de alimentos não tem sico tratado com a devida importância. Sob essa ótica, observa- se que a desigualdade social é impusionadora do problema, enquanto uma grande parcela da população passa forme a outra parcela com condições financeiras supeiores desperdiça alimentos, por isso é tão comum vê pessoas buscando alimentos em latas de lixo ou lixões. Desse modo, enquanto a falha governamental e a assistência precária da população de mantiverem, o desperdício de alimentos vai continuar acontecendo.
Ademais, é imperioso destacar que negligência governamental é outra problemática em relação ao desperdício de alimentos no Brasil. Nesse viés, Simone de Beauvoir- filósofa francesa- disserta que existe um apagamento crônico das minorias. De maneira análoga, o Estado cujo dever é garantir o direito a alimentação a todos os brasileiros, falha miseravelmente em sua função, haja vista a desregulamentação no que tango aos restos alimentares de grandes comércios, contribuindo para mais desperdício.
Urge, portanto, que providência seham tomadas para solucionar o panorama crítico do desperdício de alimentos no Brasil. Destarte, é necessário que o Estado e o Ministério da Economia crie politicas públicas que garantem o direito a alimentação e a punição de pessoas com renda maior de não desperdiçar em vão alimentos, para possibilitar um melhor aproveitamento da comida produzida no nosso país. Dessa forma, a sociedade egoísta e superficial de Machado de assis poderá caminhar para um mundo com menos fome e o desperdício.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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