Faz se necessário lembrar que o Brasil e um dos maiores produtores de alimentos do planeta. O desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 mil toneladas por dia, segundo pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a perda, segundo dados da coletânea nos países em desenvolvimento, acorre ainda na fase inicial da cadeia alimentar, após a colheita. Assim, para a qualidade do meio ambiente a fim de evitar o esgotamento de nossos recursos naturais, a perda e o disperdicio são recorrentes no agronegócio e assim variáveis imprescindíveis para planejamentos econômicos
Ademais, cabe pontuar o quanto a desigualdade está ligada ao disperdicio, se tornando grandezas diretamente proporcionais, que crescem juntas. No filme Trash- A esperança vem do lixo, por exemplo, conta a narrativa da vida de 3 meninos que moram em um lixão e sobrevivem de recolher recicláveis para venda, eles crescem nesse lugar onde é refletido o disperdicio, e a distribuição desigual perpétua. Paralelamente, a ficção não se faz indiferente a realidade, onde o Brasil está no mapa da fome. Logo o disperdicio se engrandece a partir deste cenário, que precisa ser atendido pelo governo
Portanto, e mister que o Estado mitigue os problemas supracitados. Para a moderação dos desperdícios de alimentos, urge que o Ministério da Agricultura e Pecuária junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, por meio de políticas públicas que sejam redistributivas e regulatórias, juntamente com projetos de reeducar e conscientizar o consumo da sociedade. Somente assim será possível que haja esperanças!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada