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Por prisciladias
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#70276
O mito da caverna de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusam a observar a verdade em virtude do medo de sair da sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira se apresenta com a mesma problemática no que diz respeito á alternativas para diminuição de desperdício. Seja pelo descaso estatal, ou pelo consumismo exacerbado, o desperdício é um problema que afeta negativamente o país e faz-se imperiosa uma reflexão.

Em primeira análise, deve-se ressaltar ausência de medidas governamentais para combater o desperdício no Brasil. Nesse contexto, enquanto alguns grupos sociais descartam alimentos puramente por vaidade ou por ter poder aquisitivo para comprar algo melhor, uma parcela da população se quer têm direito a alimentação - o que é previsto pelo artigo 5 da Constituição Federal de 1988 como inerente à todas os cidadãos.

Ademais, é fundamental apontar o consumismo em demasia como impulsionador do desperdício de alimentos na atual configuração brasileira. Segundo EMBRAPA, o desperdício chega a 40 mil toneladas de produtos alimentícios por dia. Diante do exposto, é possível constatar que a matriz dessa problemática encontra solo fértil nos ideais de consumo exagerado incentivado por empresas do ramo alimentício. Tais corporações promovem a ideia de obter vantagem e/ou descontos ao adquirir mais de um mesmo produto, em prol de lucro próprio, sem pensar nas consequências negativas que advém dessa atitude. Logo, é inadmissível que se cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater os seus obstáculos, para isso é imprescindível que o Ministério do Desenvolvimento Social e Agricultura juntamente com marcas de grande influência no ramo alimentício, como Mc Donald's e Burger Kinging, promovam campanhas sob o viés da dramaticidade para enfatizar a importância da diminuição do desperdício, afim de conscientizar a população. Consoante a isso, faz-se mister que órgãos de fiscalização locais, incentivem bares e restaurantes, por meio da criação de decretos, o remanejamento de alimentos favoráveis ao consumo à pessoas em condições de vulnerabilidade, com o intuito de diminuir o desperdício e garantir na prática, o direito previsto a todas as pessoas na Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por AnaBelatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70282
Olá! Sou nova da plataforma, e ainda estou aprendendo a fazer redação, mas irei te ajudar com conhecimento que tenho!

PONTOS POSITIVOS

Você utilizou repertório legitimado, o mito da caverna e o artigo quinto da Constituição.
Não vi erros gramaticais.
A sua proposta de intervenção foi excelente.
Seus argumentos foram bons, principalmente o consumismo exacerbado, foi o meu preferido!
E após os conectivos você colocou vírgula, e utilizou os conectivos corretos para cada início de parágrafo.

PONTOS NEGATIVOS

O tema fala sobre desperdício no Brasil, e você citou apenas a parte na área de alimentação, mas há outros os pontos que também entram como desperdício, como desperdício de água, etc.
Você poderia ter se aprofundado mais nesses outros pontos, fora isso está excelente, parabéns! 👏👏👏

Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho. Peço desculpas se errar alguma informação ainda estou aprendendo!!! 🤗🤗🤗
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Por Adaraa
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#70284
Boa tarde! Gostei da sua redação foi clara e objetiva . Demostrou domínio , e citou soluções , repertório , conectivos , enfim estratégia argumentativa.
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Por geoca
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#70459
Olá, tudo bem? Sou apenas uma estudante de redação, porém irei dar minha opinião sobre seu texto.

Primeiramente, gostaria de dar parabéns pela sua redação e dizer que a introdução está incrivelmente perfeita! Você conseguiu apresentar e conectar tudo que se era esperado nessa primeira parte da redação. Porém, poderia ter dado uma aprimorada apenas com a apresentação de quem era Platão.

O desenvolvimento 1 ( argumento do descaso estatal) ficou um pouco confuso. Acredito que seu objetivo era fazer uma comparação entre os dois grupos, e mostrar que, uma parte da população não possui acesso a alimentação por negligência governamental. Já que, o direito é concedido na carta magma, porém não está sendo colocado em prática pelos órgãos governamentais. Entretanto, o parágrafo trouxe a entender que o argumento seria apenas a cerca da desigualdade social.

- fique atenta ao uso de vírgulas, pontuação e coesão. Sendo que, por mais que esteja usando os conectivos necessários, certas partes do seu parágrafo ficaram soltas e não possuíam uma relação direta entre oque se foi citado. -

Gostei muito do seu desenvolvimento 2, dava pra perceber que sabia sobre o que se estava sendo escrito! Parabénnns <3

Na sua conclusão, senti falta de qual o meio seria utilizado pelo ministério e as marcas de alimentação para fazer a conscientização. Seria por meio de mídias de comunicação? Palestras? Fora isso, a conclusão apresenta as demais perspectivas necessárias.

Além do mais, para mostrar uma maior compreensão do tema, poderia ter citado além do desperdício alimentício.

No meu ponto de vista é isso! Parabéns pela sua redação. Tenho certeza que é capaz de dar aprimorada nesses pontos citados! Espero ter ajudado e desculpe qualquer coisa! 💖
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