A princípio, é factual que não há a efetiva inclusão dos índios na mídia nacional. Prova disso está em personagens como o Papa Capim, da série de gibis "Turma da Mônica", que é uma tentativa do autor Maurício de Sousa de incluir a questão indianista na realidade das crianças. Entretanto, personagens como o de Maurício carregam estereótipos que falham ao representar a realidade atual desses povos, já que nos gibis ele é sempre visto na floresta, sem roupas e como um ser arcaico sem acesso às tecnologias. Dessa forma, nota-se que, ao retratar personagens estereotipados, tais ideias repercutem no inconsciente nacional, favorecendo o pensamento de que o índio não faz parte da sociedade contemporânea.
Outrossim, é importante destacar a falta de respeito aos espaços destinados aos autóctones no país. Isso é explícito na série de TV "Aruanas", que conta a história de um grupo de jornalistas que vão a uma tribo na Amazônia para ajudar a protegê-la dos garimpeiros. Fora da ficção, a série mostra-se eficiente ao retratar o corpo social brasileiro, já que é comum ver notícias de fazendeiros que destroem tribos inteiras para desmatar a fim de produzir gado. Por conseguinte, pode-se dizer que a ineficácia da legislação contribui para o avanço do genocídio indígena, por parte dos garimpeiros, uma vez que os responsáveis, em muitos casos, ainda saem impunes.
Entende-se, portanto, que a problemática deve ser solucionada. Dessa maneira, torna-se imperiosa a ação da mídia, principal veículo de informação, de representar por meio de gibis, séries e novelas os indígenas atuais para desmistificar o imaginário do índio retrógrado. Além disso, é papel do legislativo, órgão que propõe as leis do país, por meio de um projeto de lei, sugerir uma mudança que faça com que os invasores das propriedades demarcadas sejam punidos de maneira mais severa para, assim, impedir o avanço do genocídio indígena no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.