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Por Vitany
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Segundo a Constituição de 1988. Todos tem o direito de ter moradia e alimentação adequada. Mas no Brasil esse cenário está longe de se tornar realidade, visto que a porcentagem de famílias com insegurança alimentar é grande. Essa desigualdade podemos ver em maior parte nas favelas, onde reside pessoas negras e de baixa escolaridade.
O livro "Quarto do despejo" mostra a realidade de Maria Carolina de Jesus, mãe solo, negra e com filhos para cuidar e que mora na comunidade. Assim como Carolina que é catadora de papéis , muitas pessoas não tem um emprego com carteira registrada, ou recebe muito pouco. Com isso temos a insegurança alimentar, onde a pessoa não sabe se terá o que comer no dia seguinte.
Podemos analisar que a fome afeta em grande escala pessoas negras e sem estudos. Pois trabalham para ter o alimento , e que sem estudos não tem oportunidades. Criando - se o ciclo da probreza, no qual seus filhos e netos consequentemente seão pobres.
Conclui - se que é preciso que o MEC em parceria com o Ministério da Economia, faça incentivo a escolaridade nas favelas e para adultos. E cursos profissionalizantes, para incluirem essa minoria no mundo da educação e do trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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