O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirma em uma de suas citações que, “ A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.” Entretanto,percebe-se que esse fato não ocorre com frequência, principalmente quando vemos exclusão social que acontece dentro dessa problemática. Ao ser excluído porque tem um dialeto ou sotaque diferente, o indivíduo tende a desenvolver problemas de sociabilidade e, até mesmo, psicológicos. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Deve-se ressaltar também que, a discriminação linguística é geralmente causada pela ideia de que existe apenas uma única língua correta e isso colabora com a prática da desigualdade social. Um exemplo disso é na novela “Eta Mundo Bom!” da Rede Globo, onde os personagens do interior são emburrecidos, ingênuos e humildes, e só são protagonistas em novelas de comédia, como é no caso do personagem Candinho. Observa-se que,a mídia enfatiza as diferenças regionais pela linguagem.
Por fim diante dos desafios supramencionados, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito cabe ao Poder público na figura do Governo Estadual e Ministério da Educação, por meio de campanhas e debates em que abordem o tema, mas ao mesmo tempo, o Estado deve cumprir com o seu papel de capacitar os professores para que os mesmos ensinem a norma culta da língua portuguesa, e para que a escola seja um local de acolhimento. O Ministério da Educação também deve financiar campanhas nas mídias, que repudiem atitudes de preconceito, com a fala de pessoas de diferentes regiões e com relatos discriminatórios que as mesmas sofreram, para assim conscientizar os brasileiros. Dessa forma, a afirmação de Paulo Freire será concretizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada