A princípio é importante destacar que o solo do Brasil deve ser usado de forma consciente e sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações. Nesse sentido, de acordo com o escritor brasileiro Augusto Cury, "todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as mãos para cultiva-las" e, consequentemente, o descuidado com uso do solo é capaz de impedir o desenvolvimento adequado dos vegetais. A partir disso, é essencial a criação de ações preventivas que ajudem a manter a alta fertilidade desse ambiente.
Ademais, vale salientar que a utilização excessiva de fertilizantes químicos alteram a composição da cobertura original do solo no país. À luz dessa perspectiva, o documentário "o veneno está na mesa" mostra como os agrotóxicos estão cada vez mais presente na vida da população fazendo-se notar que essa interação também é prejudicial para a composição natural da superfície sólida da crosta terrestre. Logo, é fundamental o planejamento artificial para que a área seja melhor aproveitada para evitar comprometer a sua produtividade.
Portanto, diante dessas questões, cabe ao Ministério do Meio Ambiente - responsável pela proteção e preservação ambiental- orientar a população sobre a importância dos cuidados com o solo, por meio de projetos que incentivem o planejamento artificial da cobertura natural do solo e sua utilização forma mais cuidadosa. Desse modo, objetiva-se evitar os riscos de infertilidade do meio ambiente como é retratado no filme "Wall-E".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.