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Por EduardaBeatriz
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#62207
De maneira ficcional, o filme "Wall-e" retrata a terra como um lugar inabitável e infértil. Apesar de ser uma ficção, na realidade, o manuseamento inadequado da terra pode ser prejudicial para a sobrevivência dos seres vivos. Sendo assim, urge a análise da importância do planejamento do uso e da cobertura do solo no Brasil.

A princípio é importante destacar que o solo do Brasil deve ser usado de forma consciente e sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações. Nesse sentido, de acordo com o escritor brasileiro Augusto Cury, "todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as mãos para cultiva-las" e, consequentemente, o descuidado com uso do solo é capaz de impedir o desenvolvimento adequado dos vegetais. A partir disso, é essencial a criação de ações preventivas que ajudem a manter a alta fertilidade desse ambiente.

Ademais, vale salientar que a utilização excessiva de fertilizantes químicos alteram a composição da cobertura original do solo no país. À luz dessa perspectiva, o documentário "o veneno está na mesa" mostra como os agrotóxicos estão cada vez mais presente na vida da população fazendo-se notar que essa interação também é prejudicial para a composição natural da superfície sólida da crosta terrestre. Logo, é fundamental o planejamento artificial para que a área seja melhor aproveitada para evitar comprometer a sua produtividade.

Portanto, diante dessas questões, cabe ao Ministério do Meio Ambiente - responsável pela proteção e preservação ambiental- orientar a população sobre a importância dos cuidados com o solo, por meio de projetos que incentivem o planejamento artificial da cobertura natural do solo e sua utilização forma mais cuidadosa. Desse modo, objetiva-se evitar os riscos de infertilidade do meio ambiente como é retratado no filme "Wall-E".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por 3m1ly
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#62217
EduardaBeatriz escreveu:Olá, vocês podem corrigir minha redação, por favor? @Flaviaa @3m1ly
Claro que sim, amanhã lhe dou um feedback ;)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
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Por 3m1ly
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#62289
Certo
Parcialmente certo
Errado
Ausência

Introdução
De maneira ficcional, o filme "Wall-e" retrata a terra como um lugar inabitável e infértil (Contextualização(1)). Apesar de ser uma ficção, na realidade, o manuseamento inadequado da terra pode ser prejudicial para a sobrevivência dos seres vivos (Posicionamento). Sendo assim, urge a análise da importância do planejamento do uso e da cobertura do solo no Brasil. (Argumentos Complementares)

Comentário
(1) - Quando citar livros/filmes é interessante descrever um pouco o personagem/conceito principal da obra, mas não é para dizer uma biografia do mesmo, apenas como a ação dessa figura relaciona-se com o tema.
-----> A introdução está completa.

Desenvolvimento
1.
A princípio, é importante destacar (Conectivo de ligação) que o solo do Brasil deve ser usado de forma consciente e sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações (Apelo(2)). Nesse sentido, de acordo com o escritor brasileiro Augusto Cury, "todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as mãos para cultiva-las" (Repertório) e, <A vírgula nunca vem depois da conjunção "e", pois ela sempre é colocada antes - nas situações adequadas] consequentemente, o descuidado com uso do solo é capaz de impedir o desenvolvimento adequado dos vegetais (Argumento complementar). A partir disso, é essencial a criação de ações preventivas que ajudem a manter a alta fertilidade desse ambiente. (Apelo(2))
Tópico-frasal
Explicação da tese


Comentário
(2) - Você usou o apelo para que o problema fosse resolvido tanto no início quanto no final, porém ele só é colocado no final. Além disso, quando você o usou no início como tópico-frasal fez com quer não fosse possível identificar qual seria o tema desse parágrafo.
-----> O parágrafo não está expositivo, porém apresenta problemas na microestrutura do desenvolvimento.


2.
Ademais, vale salientar (Conectivo de ligação) que a utilização excessiva de fertilizantes químicos alteram a composição da cobertura original do solo no país (Tópico-frasal). À <Não pede crase] luz dessa perspectiva(3), o documentário "o <O] veneno está na mesa"(4) mostra como os agrotóxicos estão cada vez mais presente na vida da população fazendo-se notar que essa interação também é prejudicial para a composição natural da superfície sólida da crosta terrestre (Repertório). Logo, é fundamental o planejamento artificial para que a área seja melhor aproveitada para evitar comprometer a sua produtividade. (Apelo)
Argumento complementar
Explicação da tese


Comentário
(3) - Não está errado, mas acredito que só "Nessa perspectiva" seria o suficiente.
(4) - Quem fez esse documento?
----> Você disse "utilização excessiva de fertilizantes químicos alteram a composição da cobertura original do solo no país", porém não escreveu as causas - argumento complementar - desse problema. Eu não identifiquei a explicação da tese, porque ela está unida ao argumento complementar, pois ela explica como aquilo é a causa do problema. Logo, esse parágrafo está incompleto.

Conclusão
Portanto, diante dessas questões, cabe ao Ministério do Meio Ambiente (Agente) - responsável pela proteção e preservação ambiental- orientar a população sobre a importância dos cuidados com o solo (Ação), por meio de projetos (Meio/modo) que incentivem o planejamento artificial da cobertura natural do solo e sua utilização forma mais cuidadosa (Detalhamento). Desse modo, objetiva-se evitar os riscos de infertilidade do meio ambiente como é retratado no filme "Wall-E". (Finalidade + retorno ao repertório)

Comentário
----> Acredito que a proposta de intervenção está completa.

Espero ter ajudado, beijos e bom estudo :D :D :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#62346
Opa, @EduardaBeatriz!
A @3m1ly já fez uma correção, então verei se há necessidade de comentários adicionais, no mais, mencione-me no próximo!
Aguardo por seu futuro texto!
Forte abraço! :D

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
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Por EduardaBeatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62420
Olá, agradeço muito pela sua correção, ela está bastante detalhada e será de muita importância para as minha próximas redações. @3m1ly
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Por 3m1ly
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#62422
@EduardaBeatriz, De nada, só uma observação na parte da introdução eu escrevi "Argumentos complementares", porém é "Bases argumentativas) ;)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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