Em uma primeira análise, deve-se ressaltar o aumento da venda de veículos particulares como um dos fatores motivadores para o crescimento dos desafios na mobilidade urbana. Nesse sentido, a gestão pública prioriza o uso de transportes individuais por vislumbrar nessa categoria de locomoção o progresso e a ascensão social. O conforto e a comodidade experimentados no deslocamento de porta a porta são inibidores da mudança de comportamento para a adoção de meios de transportes coletivos. Por isso, esse fato caracteriza-se como um dos empecilhos na mobilidade urbana.
Somado a isso, é fundamental apontar o grande número de mortes em acidentes como outro impulsionador da dificuldade no tráfego. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a 4⁰ posição mundial de mortes no trânsito. Nesse contexto, o congestionamento gerado pelos veículos particulares aumentam os riscos de acidentes. Ademais, os acidentes impulsionam maior gasto na saúde pública, já que uma grande parcela de pessoas que sobrevivem com sequelas à violência no trânsito além de gerarem desestabilizações familiares, também indicam maior custo ao sistema público de saúde e previdência social para tentar minimizar os danos sofridos.
Portanto, medidas são necessárias para diminuir os desafios da mobilidade urbana. Para isso, urge que os governantes a rede pública de transportes e a implantação de ciclovias e ciclofaixas através de verbas oriundas do Tribunal de Contas da União, de modo a reduzir o trânsito brasileiro. Assim, será possível minorar o tráfego brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.