Avatar do usuário
Por spillerm
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62011
Com o aumento da frota de veículos no Brasil, o congestionamento no trânsito se torna cada vez mais agravante, visto que com o aumento do incentivo governamental à venda de carros e motos é expressivo o número de cidadãos que aderiram aos transportes individuais no intuito de não depender dos transportes coletivos. Paralelo a isso, também há uma crescente onda de mortes por acidentes no trânsito. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar o aumento da venda de veículos particulares como um dos fatores motivadores para o crescimento dos desafios na mobilidade urbana. Nesse sentido, a gestão pública prioriza o uso de transportes individuais por vislumbrar nessa categoria de locomoção o progresso e a ascensão social. O conforto e a comodidade experimentados no deslocamento de porta a porta são inibidores da mudança de comportamento para a adoção de meios de transportes coletivos. Por isso, esse fato caracteriza-se como um dos empecilhos na mobilidade urbana.
Somado a isso, é fundamental apontar o grande número de mortes em acidentes como outro impulsionador da dificuldade no tráfego. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a 4⁰ posição mundial de mortes no trânsito. Nesse contexto, o congestionamento gerado pelos veículos particulares aumentam os riscos de acidentes. Ademais, os acidentes impulsionam maior gasto na saúde pública, já que uma grande parcela de pessoas que sobrevivem com sequelas à violência no trânsito além de gerarem desestabilizações familiares, também indicam maior custo ao sistema público de saúde e previdência social para tentar minimizar os danos sofridos.
Portanto, medidas são necessárias para diminuir os desafios da mobilidade urbana. Para isso, urge que os governantes a rede pública de transportes e a implantação de ciclovias e ciclofaixas através de verbas oriundas do Tribunal de Contas da União, de modo a reduzir o trânsito brasileiro. Assim, será possível minorar o tráfego brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por spillerm
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62020
@camis23 na introdução faltou uma palavra quando fui passar a redação do papel pra cá....
Na parte "governantes AMPLIAREM a rede pública....[...]"
0
Avatar do usuário
Por spillerm
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62021
spillerm escreveu:@camis23 na introdução faltou uma palavra quando fui passar a redação do papel pra cá....
Na parte "governantes AMPLIAREM a rede pública....[...]"
*Conclusão, socorro kkkkkk
0
Avatar do usuário
Por camis23
#62100
@spillerm, olá, bom-dia! posso sim corrigir sua redação.

Com o aumento da frota de veículos no Brasil, o congestionamento no trânsito se torna cada vez mais agravante, visto que com o aumento do incentivo governamental à venda de carros e motos é expressivo o número de cidadãos que aderiram aos transportes individuais no intuito de não depender dos transportes coletivos. Paralelo a isso, também há uma crescente onda de mortes por acidentes no trânsito. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.(Ótima introdução. Apenas tente inserir um repertório para enriquecer ainda mais sua introdução e atente-se à explicitação da tese que são os fatores que fomentam a problemática e que serão discutidos nos parágrafos 2 e 3)

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar o aumento da venda de veículos particulares como um dos fatores motivadores para o crescimento dos desafios na mobilidade urbana. Nesse sentido, a gestão pública prioriza o uso de transportes individuais por vislumbrar nessa categoria de locomoção o progresso e a ascensão social. O conforto e a comodidade(Insira conectores) experimentados no deslocamento de porta a porta são inibidores da mudança de comportamento para a adoção de meios de transportes coletivos. Por isso, esse fato caracteriza-se como um dos empecilhos na mobilidade urbana.(Aqui ficaria melhor uma retomada do repertório utilizado no início, mas que você não faz uso. Apenas seria necessário inserir um repertório para embasar sua fala, que está bem construída, mas que poderia ser um pouco mais aprofundada, abordando fatos como "quais são os incentivos propostos pelo Governo para o uso de transporte individual? como a mídia e a publicidade tem parcela nisso?")

Somado a isso, é fundamental apontar o grande número de mortes em acidentes como outro impulsionador da dificuldade no tráfego. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 4⁰ posição mundial de mortes no trânsito. Nesse contexto, o congestionamento gerado pelos veículos particulares aumentam os riscos de acidentes. Ademais, os acidentes impulsionam maior gasto na saúde pública, já que uma grande parcela de pessoas que sobrevivem com sequelas à violência no trânsito além de gerarem desestabilizações familiares, também indicam maior custo ao sistema público de saúde e previdência social para tentar minimizar os danos sofridos.(Discussão pertinente, realizou um bom parágrafo)

Portanto, medidas são necessárias para diminuir os desafios da mobilidade urbana. Para isso, urge que os governantes ampliem a rede pública de transportes e implementem ciclovias e ciclofaixas, por meio(O vocábulo "através" é visto como informal, geralmente) de verbas oriundas do Tribunal de Contas da União, de modo a reduzir o trânsito brasileiro. Assim, será possível minorar o tráfego brasileiro.(Boa intervenção, mas você não detalha as ações nem as formas que serão realizadas, pois como você insere apenas um agente, requer ainda mais a presença do detalhamento)

COMNETÁRIO: Seu texto obedece à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se aos desvios gramaticais. Segundo, atente-se à argumentação mais pertinente que é necessária nos parágrafos 2 e 3, pois é o diferencial do seu texto. Terceiro, atente-se à diversificação dos conectores, e os insira de forma apropriada. Por fim, atente-se ao detalhamento de extrema importância necessário na intervenção. No mais, sua redação está bem estruturada, parabéns. :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
135 Exibições
por rafinha24
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por AnnaLeia    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por AnnaLeia
0 Respostas 
140 Exibições
por mafewmelo
0 Respostas 
154 Exibições
por Aurx
OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
por Vivianolix    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Vivianolix
1 Respostas 
96 Exibições
por nayzbrrs
0 Respostas 
100 Exibições
por Julie123
0 Respostas 
68 Exibições
por denilson1346
0 Respostas 
97 Exibições
por Marcellyleal
0 Respostas 
95 Exibições
por gercyzinha26

De acordo com o Artigo 5º da Constitui&ccedi[…]

Muito tem se discultido sobre a atual situaç[…]

Globalização x evolução humana

As características analógicas sobre […]

Fome no Brasil.

Chimamanda Adichie afirma que a mudança do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM