Convem ressaltar, a principio, que o ensino domiciliar tem por consequência a falta de socialização da criança e adolescente. Isso ocorre porque não terão o convivio diário com outras pessoas e, por conseguinte, não haverá troca de opiniões, nem debates enriquecedores do senso critico. Outrossim, um debate é uma troca de conhecimentos, segundo o jornalista Robert Quillen, desse odo, a falta de debates proporcionado pela carencia de socialização em sala de aula gera um ser humano ignorante, com a falsa ideia de que sempre está certo.
Além disso, é importante destacar a escassez de formação dos pais ou tutores em todas as áreas da base curricular de ensino. Esse fator propicia o déficit no conhecimento do educando, desse modo o menor não estará apto para entrar no mercado de trabalho, e contribuir com a economia do país, uma vez que o mercado exige sempre o melhor do trabalhador. Ademais, tanto para o governo quanto para os pais o ensino domiciliar é um modo de economizar, entretanto, de acordo com o economista Arthur Lewis a educação é um investimento com retorno garantido, ou seja, a educação não é um gasto, mas sim um investimento que trará melhorias para o país.
Em suma, faz-se imprescindivel a tomada de medidas para não atenuar o impasse. Posto isso, cabe ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) junto ao Ministério da Justiça garantir uma melhor formação das crianças e adolescentes, por meio da instauração de requisitos para a educação domiciliar, como tornar obrigatório que educando seja matriculado em um curso extracurricular, assim como a obrigatoriedade da contratação de profissionais licenciados na área de ensino, a fim de não só haver a socialização do individuo, mas também o aprendizado de todas as matérias tem como base comum currícular, de modo que menor não se torne ignorante, nem que haja um déficit educacional. Assim, não haverá lacunas na vida da criança ou adolescente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada