De início, é notório destacar que as políticas públicas, no Brasil, não definem qualidade em combater os problemas de saúde pública. Segundo Tomas Hobbes, a função do Estado é a de resolver os problemas existentes na sociedade, mas devido à ineficácia governamental, isso não é possível. Tais fatos se ratificam com a evidente questão de que os derivados do tabagismo tem sido tratados como bens de consumo no século XXI pois, segundo dados da OMS, na pandemia da covid-19, o consumo de cigarros durante o isolamento teve seu aumento em 33℅, nos últimos anos, principalmente entre jovens brasileiros. Nesse sentido, observa-se a necessidade de reforçar as políticas contra o uso de narcóticos.
Ademais, cabe ressaltar os meios de comunicação como principal influenciador dos maus-hábitos entre os usuários. Conforme Karl Marx, o capitalismo ultrapassa os valores éticos e morais, sendo a maximização do lucro o seu principal objetivo. Nesse contexto, em análogia à situação atual, o uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes teve seu aumento em 40℅, devido anúncios publicitários de cigarros, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), a mídia contribuiu para a ratificação do uso de cigarros eletrônicos de maneira desenfreada, nos últimos dois anos. Sendo assim torna-se necessária a conscientização do consumo de cigarros e seus principais derivados.
Assim, em virtude dos aspectos apresentados, é necessária a presença do Estado, para a resolução desse impasse. As autoridades Governamentais devem promover a efetivação de políticas públicas destinadas a essa causa, além de promover campanhas de conscientização, a fim de combater o tabagismo entre os brasileiros, por meio de emissóras de TV, campanhas publicitárias relacionadas à saúde e as redes sociais mais acessadas, com intuito de dar suporte amplo e transdisciplinar a essa grande problemática. Dessa forma, o problema poderá ser resolvido de forma coerente, objetivando o bem-estar social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.