Avatar do usuário
Por mariiaedua
Quantidade de postagens
#115517
Arthur Schopenhawer, um filósofo alemão disse "O maior erro de um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem". Dentre o consumo de cigarros eletrônicos no país, existem duas grandes maiorias, jovens e dependentes de nicotina. Boa parte desses jovens usam o cigarro eletrônico como "alívio" ou "escape" para algum problema interno, assim como qualquer outro dependente químico. Já os dependentes de nicotina, são vítimas de uma mentira plantada nos últimos anos, segundo alguns deles o "pod" ou "vape" não teria nicotina, e por isso os ajuda a se desvencilhar do cigarro.
Partindo deste ponto, analisamos dois problemas: Os emocionais e o vício. Para os emocionais, a população brasileira evoluiu muito neste sentido durante e após a quarentena por COVID-19, porém o preconceito com doenças mentais ainda existe, impedindo diversos jovens e também adultos de procurarem ajuda psicológica . Para o vício, seria ingênuo pensar que a negligência governamental não está presente neste assunto. Pouco se fala sobre vícios da forma correta, é tudo muito lúdico se formos citar o PROERD, falta a apresentação da realidade para as nossas crianças, o exemplo dentro de casa nem sempre é o melhor e isso quase sempre é levado para a vida adulta.
Convém então ao governo brasileiro e aos postos de saúde nacionais, a apresentação de palestras, panfletos, melhora no programa PROERD, e a aplicação do mesmo em regiões onde ele ainda não foi implantado. Estamos de volta ao único governo da história que conseguiu chegar ao terceiro mandato presencial, governo capaz de combater este mal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Tiago2112
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116395
Boa noite, @mariiaedua. Li a sua redação, carece de muita prática e teoria também, diversos erros gramaticais e estruturais, os quais justificam sua nota: 400. Faça cursos online, busque ajuda de seu professor de redação. Desejo-lhe bons estudos!

Introdução
Um adento: Arthur Schopenhauer e não Schopenhawer, como escrito. Use sempre um conectivo para relacionar seu repertório à tese, como por exemplo "Analogamente/paralelamente, dentre o consumo de cigarros eletrônicos no país".
Fazendo um certo esforço é possível distinguir seus dois pontos de vista, porém evidencie-os mais.

1o Desenvolvimento
Nunca utilize a conjugação no plural, isso desconta muitos pontos na Comp. 2, portanto, sempre no singular "Partindo desse ponto, são analisados/analisa-se dois problemas". Não consegui compreender como foi desenvolvido aqui sua ideia: na introdução, você procura abordar como válvula de espace a problemas internos, porém não os desenvolve, o uso de cigarros tradicionais. No entanto, é abordado o preconceito com transtorno mental. Evidentemente uma incoerência.
Além disso, você aglutina os dois argumentos em um único parágrafo, os quais não apresentam repertório algum, assim, são caracterizados como pobres.

Conclusão
Inicie sempre o parágrafo de conclusão com o conectivo "portanto" ou seus derivados e, a partir dele, elabore o tópico frasal, sintetizando os pensamentos elaborados nos primeiro e segundo desenvolvimentos. Falta um melhor detalhamento da proposta de intervenção, quem a pratica, por meio do que, a fim do que...
E recomendo não fazer nenhuma alusão ao governo, embora seja esta sua opinião, sem antes ter estabelecido que a faria. É um fechamento de parágrafo desconexo do resto do mesmo, totalmente descartável.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
163 Exibições
por proftonho
4 Respostas 
354 Exibições
por biel310706
0 Respostas 
67 Exibições
por Krys
2 Respostas 
383 Exibições
por jayanifrotah
1 Respostas 
134 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
62 Exibições
por debluiz
5 Respostas 
188 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
55 Exibições
por Sanntosk8
3 Respostas 
144 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
48 Exibições
por soffi

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM