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Por Clarinhaaaaa
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#117224
Destacando- se um tema que requer bastante atenção entre a nova geração do século XXI, que se caracteriza pelo uso excessivo de cigarros eletrônicos por adolescentes cujo a idade vai de quinze acima. A maior preocupação em meio essa onda é a saúde de cada jovem que por muitas das vezes se torna dependente desse item, contendo certos efeitos que danificam tanto o pulmão do usuário quanto sua saúde mental, física e estrutural, fazendo com que sua vida pessoal se torne desregulada.
Hoje em dia cerca de 2,4 milhões tiveram contato com esse dispositivo e em média 835 mil fumam cigarro eletrônico ( sendo a maioria adultos e menores de 18 anos). Estima-se que a maioria desses jovens vem a conhecer esses produtos eletrônicos através de influência de amigos que já fizeram uso e se mostram totalmente dependentes desse material considerado um risco para a saúde de qualquer indivíduo que fizer o uso desse aparelho.
Como solução podemos destacar a venda somente para maiores de dezoito anos ( cujo hoje não tem limites), fazendo a recolhida desses objetos com menores e para quem usa procurar tratamento imediatamente, no caso de vício o tratamento desse ser urgentemente oferecido a esses pacientes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Felipe082
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#117230
Oi, @Clarinhaaaaa!
Sua redação contém alguns desvios de gramática e algumas falhas na estrutura sintática. Também poderia ter mais conectivos dentro dos parágrafos e entre eles. Cuidado com o uso inadequado do pronome "cujo".
Você demonstrou boa compreensão do tema, mas a estrutura do texto precisa de alguns ajustes.
Uma redação modelo ENEM deve conter quatro parágrafos. No parágrafo de introdução, você apresenta o tema e a sua tese, que é o seu ponto de vista sobre o tema. No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você defende o primeiro argumento que sustenta o seu ponto de vista. No segundo parágrafo de desenvolvimento, você defende o segundo argumento que sustenta o seu ponto de vista. No parágrafo de conclusão, você apresenta uma proposta de intervenção que contenha uma ação (o que vai ser feito), um agente (quem vai fazer), um meio (como vai ser feito), um efeito (para que vai ser feito) e um detalhamento (informação adicional sobre um dos elementos).
Notei que o seu desenvolvimento só tem um parágrafo e ficou muito expositivo. Apesar de você ter trazido informações interessantes, faltou argumentar mais. Repertórios socioculturais produtivos podem te ajudar a melhorar a argumentação. Sinta-se livre para citar dados (desde que você relacione-os ao seu ponto de vista, o que não aconteceu nessa redação), frases de pensadores importantes, filmes e séries que você gosta, alusões históricas, entre outros. Em todos esses casos, o foco deve ser a argumentação, e não a exposição.
Além disso, a sua solução só tem várias ações, o que reduziria a sua nota a 40 pontos na competência 5. Com esforço, encontrei um meio: "fazendo a recolhida desses objetos com menores". Porém, minha sugestão é que, para deixar o meio mais claro, você use expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante". Para o efeito, prefira "a fim de", "com o objetivo de", "com o intuito de" etc. O agente pode ser, por exemplo, o governo federal, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação ou as escolas, dependendo do tema.
Continue praticando que o resultado vem ;)
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