Ao falar de regiões carentes, o Nordeste é um exemplo, porque possui o menor IDH do país, ou seja, as condições de vida são péssimas. No livro ‘’Vidas Secas’’ mostra a vida do personagem principal, Fabiano, e sua família, que acabam vivendo uma vida miserável e por conta da seca, acabam tendo a necessidade de sair do local que moravam, mas além dessa perspectiva, todos são analfabetos e mostram a falta que a escolaridade faz, já que não sabem como controlar o dinheiro. Além da ficção, isso é uma realidade nessa região, porque a taxa de analfabetismo é elevada e mostra o ensino de educação falho. E mostra, principalmente, a falta de investimento na educação, sendo refletido também no sistema de saúde, porque há uma grande falta de profissionais qualificados pela falta de ensino superior.
O Governo Federal mostra um grande abandono em relação às regiões mais pobres, e o apagão no Amapá comprova esse fato, porque só depois de 22 dias o fornecimento de energia voltou. Enquanto em regiões como o Sudeste as situações como essas são evitadas e prevenidas, porém nas regiões desfavorecidas, as medidas são vistas com descaso e a população é a que sofre com as consequências. Essa falta de atenção pode provocar muitas mortes, assim como ocorreu no colapso na saúde de Manaus, em que a falta de oxigênio já era esperada, porém as autoridades não fizeram as medidas necessárias para prevenir esse acontecimento.
Embora a questão da desigualdade regional seja uma questão difícil de ser resolvida, podem ser adotadas medidas para a resolução desse problema. É necessário que o Ministério da Educação aumente os investimentos no setor educacional das regiões desfavorecidas, fazendo com que ocorra o aumento na verba dos recursos nas escolas públicas para que dessa forma, haja uma infraestrutura melhor e um ensino capaz de formar profissionais qualificados. Além de que o Governo Federal aumente sua capacidade de fiscalização nas regiões necessitadas, por meio de leis regulamentadoras, que sejam capazes de prevenir situações de risco, com a finalidade de melhorar a situação de descaso com essas regiões.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.