Diante desse cenário, é válido ressaltar o histórico costume preconceituoso da globalização como um agravante da situação, o qual é perpetuado entre a sociedade. Isso acontece porque, desde os primeiros marcos desse processo de interdependência entre as nações, surge a priorização do individualismo e da geração de lucro imediato, que ocorre em detrimento da visão de progresso coletivo. A partir disso, percebe-se que os agentes essenciais para o desenvolvimento local das regiões do Brasil _ como empresas influentes e o próprio governo _ direcionam seus investimentos apenas em áreas já favorecidas, onde destacam-se o Sul e Sudeste, negligenciando qualquer potencial e necessidade levantada pelas outras três regiões do país. Dessa maneira, à medida que parte nacional é extremamente incentivada e desenvolvida, especialmente de forma financeira, a outra se mantém retrógrada.
Por conseguinte dessa seletividade globalizada, essa estagnação de progresso imposta às áreas desvalorizadas manifesta-se na falta de garantia de uma vida digna aos habitantes das regiões. A Constituição Federal de 1988 garante, teoricamente, os direitos cidadãos inalienáveis a todos do corpo social brasileiro, assim como os serviços indispensáveis no cotidiano básico deles. Entretanto, evidencia-se, na prática, uma falha legislativa, dado que essa precariedade enfrentada nesses segmentos territoriais proporciona um deficitário oferecimento de serviços públicos, por exemplo o de saneamento básico, educação e saúde, por não serem devidamente aplicados e tratados, já que não há verba suficiente para tal na administração desses lugares.
Portanto, urgem-se medidas para aplacar esse desafio da nação. Por isso, o Ministério da Economia, contando com a parceria do Ministério Público, em razão de serem órgãos responsabilizados capazes de agir contra impasses que abrangem a economia e o bem-estar social, deve criar e aplicar regularmente o projeto "Igualdade Regional". Este programa será feito por meio de políticas públicas aprovadas no Congresso, com a função de garantir distribuição de recursos econômicos em equidade para todo o país, a fim de amenizar a tendência seletiva anticonstitucional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.