O filme “Mãos Talentosas: a história de Ben Carson” trata sobre um menino negro que se sente desmotivado no meio escolar, devido às críticas dos colegas e suas notas baixas. Na obra, a mãe do personagem começa a trazer livros do seu trabalho para estimular a leitura e a busca de conhecimento do filho que, anos mais tarde se torna um médico renomado. De maneira análoga à ficção, a questão da literacia familiar brasileira ainda é um problema, afinal, a busca pela leitura é cada vez menos frequente, em função da crescente diversidade de formas de entretenimento e a pouca procura dos pais que, consequentemente, interferem no gosto pelo conhecimento dos filhos.
Em primeiro lugar, sabe-se que o mercado de entretenimento é cada dia mais abrangente e diverso, logo, as maneiras tradicionais de ler, estudar e escrever se tornam tediosas em meio à tecnologia e rapidez dos novos produtos. Dessa forma, infelizmente, as crianças e os adolescentes preferem utilizar as novidades, como jogos de computador, aplicativos e plataformas de “streaming” em detrimento dos livros e histórias no papel. Além disso, os pais têm grande influência nessa área educativa, portanto, se não houver procura nem desenvolvimento desse setor, o prejuízo futuro na formação intelectual e social dos próprios indivíduos será inevitável.
Assim, consequentemente, o hábito da leitura e da escrita se tornam desimportantes em meio às causas, influenciando o desgosto e a preguiça de adquirir conhecimento dos futuros cidadãos que, além de pouco criativos e sociáveis, não estimulam o próprio desenvolvimento pessoal. De modo que, reafirmando a frase “O ser humano é aquilo que a educação faz dele” do filósofo Immanuel Kant representa claramente tais consequências da problemática vivida.
A partir disso, é necessário que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Tecnologia criem aplicativos interativos de leitura em casa, para crianças e adolescentes que, por meio de uma diversidade de textos e livros de todos os gêneros, sejam estimulados na busca pela leitura no meio familiar. A fim de que usem os novos meios tecnológicos em prol do desenvolvimento intelectual do futuro da nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.