É notório, que nos últimos dez anos houve um aumento no número de jovens e adultos cursando o ensino superior, e isto se deve pelo grande investimento governamental em educação entre os anos de 2002 à 2010, entretanto como vivemos em uma sociedade hierárquica com um número crescente de pessoas graduadas o mercado de trabalho passou a exigir uma formação maior, o que tornou o ingresso no mercado menos dinâmico e mais focado em currículos com preparos extra, tais muitas vezes não acessível para pessoas baixa renda, colocando assim a discussão como um fato que deve ser abordado criticamente.
No mesmo interim, as rápidas mudanças no mercado de trabalho também merece destaque, atualmente com o mundo cada vez mais digitalizado as vagas destinadas para áreas da tecnologia ganha destaque, além de muitas vezes possuir um retorno rápido ao trabalhador, e como mencionado pelo filósofo Paulo Freire vivemos em uma sociedade bancária, na qual todos nós nos preparamos para entrada no mercado de trabalho, seja esta em áreas divergente ou convergente com nossa formação.
Infere-se, portanto, que a inutilização do diploma é algo mais recorrente em nossa sociedade, a qual merece uma atenção maior, principalmente pela falta de incentivo as novas gerações, por isso é essencial que o governo juntamente com as instituições privadas promovam programas que facilitem o acesso à formações extra, por meio de financiamento de estudos, para que dessa forma possamos conquistar um mercado mais dinâmico e uma sociedade menos desigual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.