A priori, é válido ressaltar que a valorização do corpo perfeito tornou-se um obstáculo. Acerca disso, a cantora Pitty, na música “Máscara”, defende a ideia de que as pessoas devem ser elas mesmas, sem se importar com o julgamento da sociedade. Contudo, no cenário atual, vê-se o oposto do que Pitty prega em sua canção, haja vista a existência da imposição de um padrão de beleza, o qual sustenta estereótipos entre os corpos gordos e magros. Por conseguinte, enquanto a magreza é extremamente valorizada e tida como saudável, quem está no sobrepeso é excluído e discriminado. Logo, conclui-se que tal padronização contribui para a perpetuação da gordofobia.
Além disso, a ausência de acessibilidade de pessoas gordas em locais públicos e privados também prolonga essa situação. Na perspectiva do educador e filósofo Paulo Freire, a inclusão somente acontece quando todas as pessoas são respeitadas e possuem acesso às mesmas oportunidades para viver. No entanto, no Brasil hodierno, os indivíduos acima do peso enfrentam desafios no transporte público, no trabalho e em outros espaços que possuem pouca infraestrutura e prontidão para atendê-los. Destarte, essa é outra razão pela qual essas pessoas se sintam desconfortáveis e excluídas.
Portanto, algumas medidas são necessárias para minimizar tamanha problemática. Para isso, a Mídia – grande difusora de informação e principal veículo formador de opinião – deve, por meio das redes sociais, televisão e rádio, abordar e divulgar a questão da gordofobia em sociedade, com o propósito de maior conscientização acerca do assunto. Desse modo, a realidade de Willowdean e de outras pessoas que sofrem essa discriminação melhorará.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.