Em primeira análise, a agricultura em larga escala desenvolvida em latifúndios é especialmente prejudicial ao meio ambiente, devido ao grande uso de pesticidas e fertilizantes. Entretanto, de acordo com o ambientalista Ailton Krenak, não apenas a agropecuária, mas toda a humanidade deve adequar seu modo de produção ao ecossistema, e não o contrário. Segundo essa lógica, conclui-se que a agricultura empreendida por pequenos produtores é ideal, já que se integra melhor à natureza em sua volta. Por conta disso, mostra-se essencial o investimento nesse tipo de produção para frear o aquecimento global.
Ademais, a necessidade de reforma agrária também se faz presente, já que é a forma mais fácil de trabalhadores rurais conseguirem acesso às terras e autonomia para o cultivo. Inegavelmente, a atuação de ONGs e projetos sociais, como o MST, se faz necessária para agilizar o demorado processo de reforma e distribuição de terras do campo. Com o fim de pressionar o governo, esses projetos promovem a ocupação de terras sem uso social, e garantem que famílias produtoras obtenham direito à essas terras. Desse modo, para que todos os produtores consigam suas próprias propriedades, é primordial que a sociedade civil apoie e proteja essas entidades.
Portanto, é evidente que cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, que se crie políticas públicas de distribuição de terras e incentivos fiscais para pequenos produtores rurais. Dessa maneira, a desigualdade e a concentração de terras poderá diminuir, e a qualidade dos produtos produzidos em pequenas propriedades aumentará. Logo, ao cumprir o que manda a lei, e a sociedade se tornará mais igualitária e justa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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