Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#46101
Mentes talentosas
O filme “Mãos Talentosas: a história de Ben Carson” trata sobre um menino negro que se sente desmotivado no meio escolar, devido às críticas dos colegas e suas notas baixas. Na obra, a mãe do personagem começa a trazer livros do seu trabalho para estimular a leitura e a busca de conhecimento do filho que, anos mais tarde se torna um médico renomado. De maneira análoga à ficção, a questão da literacia familiar brasileira ainda é um problema, afinal, a busca pela leitura é cada vez menos frequente, em função da crescente diversidade de formas de entretenimento e a pouca procura dos pais que, consequentemente, interferem no gosto pelo conhecimento dos filhos.
Em primeiro lugar, sabe-se que o mercado de entretenimento é cada dia mais abrangente e diverso, logo, as maneiras tradicionais de ler, estudar e escrever se tornam tediosas em meio à tecnologia e rapidez dos novos produtos. Dessa forma, infelizmente, as crianças e os adolescentes preferem utilizar as novidades, como jogos de computador, aplicativos e plataformas de “streaming” em detrimento dos livros e histórias no papel. Além disso, os pais têm grande influência nessa área educativa, portanto, se não houver procura nem desenvolvimento desse setor, o prejuízo futuro na formação intelectual e social dos próprios indivíduos será inevitável.
Assim, consequentemente, o hábito da leitura e da escrita se tornam desimportantes em meio às causas, influenciando o desgosto e a preguiça de adquirir conhecimento dos futuros cidadãos que, além de pouco criativos e sociáveis, não estimulam o próprio desenvolvimento pessoal. De modo que, reafirmando a frase “O ser humano é aquilo que a educação faz dele” do filósofo Immanuel Kant representa claramente tais consequências da problemática vivida.
A partir disso, é necessário que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Tecnologia criem aplicativos interativos de leitura em casa, para crianças e adolescentes que, por meio de uma diversidade de textos e livros de todos os gêneros, sejam estimulados na busca pela leitura no meio familiar. A fim de que usem os novos meios tecnológicos em prol do desenvolvimento intelectual do futuro da nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#46350
Mentes talentosas
O filme “Mãos Talentosas: a história de Ben Carson” trata sobre um menino negro que se sente desmotivado no meio escolar, devido às críticas dos colegas e suas notas baixas. Na obra, a mãe do personagem começa a trazer livros do seu trabalho para estimular a leitura e a busca de conhecimento do filho que, anos mais tarde se torna um médico renomado. De maneira análoga à ficção, a questão da literacia familiar brasileira ainda é um problema, afinal, a busca pela leitura é cada vez menos frequente, em função da crescente diversidade de formas de entretenimento e a pouca procura dos pais incentivo? que, consequentemente, interferem no gosto pelo conhecimento dos filhos.

INTRODUÇÃO
Muito boa, só essa parte que ficou incompleta " a pouca procura dos pais"

Em primeiro lugar, sabe-se que o mercado de entretenimento é cada dia mais abrangente e diverso, logo, as maneiras tradicionais de ler, estudar e escrever se tornam tediosas em meio à tecnologia e rapidez dos novos produtos. Dessa forma, infelizmente, as crianças e os adolescentes preferem utilizar as novidades, como jogos de computador, aplicativos e plataformas de “streaming” em detrimento dos livros e histórias no papel. Além disso, os pais têm grande influência nessa área educativa, portanto, se não houver procura nem desenvolvimento desse setor, o prejuízo futuro na formação intelectual e social dos próprios indivíduos será inevitável.
DESENVOLVIMENTO
qual setor? Ficou um pouco confuso só nessa parte.

Assim, consequentemente, o hábito da leitura e da escrita se tornam desimportantes em meio às causas que causas? , influenciando o desgosto e a preguiça de adquirir conhecimento dos futuros cidadãos que, além de pouco criativos e sociáveis, não estimulam o próprio desenvolvimento pessoal. De modo que, reafirmando a frase “O ser humano é aquilo que a educação faz dele” do filósofo Immanuel Kant representa claramente tais consequências da problemática vivida.
DESENVOLVIMENTO
Acredito que vc poderia ter desenvolvido mais os parágrafos e ter explicado melhor a importância da participação familiar para promoção da leitura.

A partir disso, é necessário que o Ministério da Educação agente juntamente com o Ministério da Tecnologia criem aplicativos interativos de leitura em casaação , para crianças e adolescentes que, por meio de uma diversidade de textos e livros de todos os gêneros, detalhamento sejam estimulados na busca pela leitura no meio familiar finalidade . A fim de que usem os novos meios tecnológicos em prol do desenvolvimento intelectual do futuro da nação. finalidade

•Ao meu ver vc esqueceu o Meio/Modo e colocou duas finalidades.
•o meio, é por intermédio de que essa ação será feita? No caso dos aplicativos vc poderia ter colocado "por meio de plataformas digitais do governo"

Sim, correta. No texto eu quis dizer que as pessoa[…]

De modo geral, e complementando o que já fo[…]

A saúde mental está erroneamente atr[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM