Avatar do usuário
Por Marcelaxz
Quantidade de postagens
#114959
"Quero viver de acordo com princípios democráticos fundados na solidariedade, na liberdade, igualdade, participação e diversidade”, disse o sociólogo brasileiro Herbert José de Souza. Entretanto, o cenário almejado pelo ativista, mais conhecido como Betinho, se distancia da realidade brasileira, uma vez que há um individualismo - tanto pela parte da sociedade quanto pela parte do Estado - persistente no país. Assim, é fundamental debater a importância da solidariedade e o que a sua falta acarreta no cenário nacional.
Antes de tudo, é relevante abordar que o princípio da igualdade é um fator primordial para a construção de uma sociedade solidária e justa. Entretanto, apesar do artigo 5° da Constituição Federal de 1988 assegurar a todo cidadão o direito à igualdade, esse direito não é efetivado na prática. Isso ocorre porque há uma má distribuição de renda no país e uma lacuna governamental em garantir os direitos básicos dos cidadãos de classes marginalizadas. Logo, torna-se um desafio consolidar a cidadania do indivíduo brasileiro, dado que, segundo o cientista político José Murilo de Carvalho esta só pode ser efetivada através da coexistência dos direitos civis, políticos e sociais.
Além disso, é notório destacar que esse processo injusto gera uma população individualista e apática, o que corrobora para a persistência do problema. No livro "O povo brasileiro", de Darcy Ribeiro, o autor faz uma análise da formação do povo brasileiro e descreve o distanciamento social entre as classes altas e as baixas. De acordo com o escritor, "os privilegiados se isolam numa barreira de indiferença para com a sina dos pobres". Um exemplo disso seria a apatia, principalmente em centros urbanos, em relação aos moradores de rua e aos habitantes da periferia que sofrem diariamente com o estigma social. Desse modo, o silenciamento das elites diante das condições dos desfavorecidos resulta num país menos coletivo e solidário.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para minimizar esse quadro de individualismo no Brasil. Para isso, é necessário que o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, aprimorar os progamas sociais que visam combater a desigualdade social a fim de garantir a igualdade entre os indivíduos. Somando a isso, é importante que o Ministério da Educação, juntamente com as instituições educacionais, promover campanhas a fim de estimular atitudes solidárias entre as crianças e os jovens. Assim, espera-se que com essas medidas a edificação de um Brasil solidário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
85 Exibições
por aprovado100
0 Respostas 
140 Exibições
por OXS
0 Respostas 
185 Exibições
por guii1599
1 Respostas 
97 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
95 Exibições
por henrique01
0 Respostas 
79 Exibições
por Altamirando
0 Respostas 
20 Exibições
por omni
0 Respostas 
113 Exibições
por Mitsuo
0 Respostas 
94 Exibições
por yasmiimv
8 Respostas 
403 Exibições
por Pxvesq

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM