Em primeira análise, é importante ressaltar que o Brasil encontra-se, segundo o Banco Mundial, entre os 15 piores países para se empreender. Ou seja, falta apoio e oportunidade aos novos empreendedores que visam trazer novidades ao mercado. Ademais, se expressa também a falta de incentivo a pesquisas sociais e científicas, que são na maioria das vezes a base para os empreendimentos sociais – adversidades que impõem barreiras a projetos como o da jovem gaúcha Juliana, que através de pesquisas conseguiu produzir plástico biodegradável por meio da casca de maracujá. Portanto, é visível que a necessidade de auxílio a pesquisas e, sobretudo a políticas que instigam e facilitam a entrada de novos empreendedores sociais no mercado acabam tornando o cenário cada vez mais ávido e intransigente.
Além disso, a sociedade capitalista contemporânea acaba por deixar de lado um empreendedorismo voltado para o social, e não para o lucro, como é sua principal característica. Conforme o pensador Karl Marx, vive-se em uma sociedade de consumo baseada na luta de classes, onde se busca somente o lucro. Dessa forma, dar espaço a um empreendimento que visa o social vai contra a estrutura básica econômica do mundo e especialmente do Brasil, que é considerado o sétimo país mais desigual do mundo, segundo o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Ou seja, é natural que, numa comunidade desigual como a existente no país, desenvolvida num sistema que preza somente o lucro, o empreendedorismo social encontre empecilhos estruturais no que diz respeito ao seu incentivo e habituação na economia.
Através dos fatos explicitados acima, é irrefragável que o empreendedorismo social apresenta adversidades quanto ao seu desenvolvimento e estímulo no Brasil. Desta maneira, é necessária a ação do Governo Federal e acima de tudo do Congresso Nacional, para a elaboração de legislações que auxiliem em pesquisas e diminuam tributos para a criação de novos projetos. Portanto, por meio de parcerias com Universidades Federais e empresas privadas, será possível ao fim desenvolver estudos fundamentados para basear um empreendedorismo que auxilie não somente na economia, mas também a sanar os diversos problemas sociais vigentes no país. Logo, o auxílio à comunidade não se tornará mais uma narrativa fantasiosa, como a da história de Robin Hood, mas uma realidade possível e concreta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.