A segunda alternativa propõe o pagamento por serviços ambientais (PSA), remunerando proprietários rurais que preservam ou recuperam áreas florestais em suas terras. Essa medida estimula a conservação, reconhecendo o valor da floresta em pé e dos proprietários como provedores de serviços ambientais (Tasso Azevedo, PRODES). Apesar disso, é importante enfrentar desafios como a definição de critérios e valores do pagamento, a regularidade e transparência do repasse dos recursos, e a avaliação dos resultados e impactos do PSA (Eduardo Assad, Embrapa).
A terceira alternativa consiste em fortalecer a fiscalização e aplicar multas aos infratores que desmatam ilegalmente a Floresta Amazônica, com a aplicação rigorosa e eficiente da legislação ambiental (Antônio Herman Benjamin). Essa medida coibiria o desmatamento e responsabilizaria os envolvidos, fortalecendo o cumprimento da legislação vigente. No entanto, enfrentaria desafios como ampliação do efetivo e capacidade operacional dos órgãos ambientais, dificuldade de monitorar uma área vasta e complexa, e possibilidade de conflitos e violências no campo (Ane Alencar, IPAM).
Conclui-se que não há uma solução única para a preservação da Floresta Amazônica. Cada alternativa apresenta vantagens e desvantagens. É fundamental buscar um equilíbrio entre medidas restritivas e desenvolvimento sustentável na região (Luiz Davidovich, Academia Brasileira de Ciências). Além disso, a preservação envolve aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, exigindo um diálogo amplo e participativo entre diferentes setores da sociedade. É necessário considerar a proteção ambiental, fortalecimento das comunidades locais e promoção de atividades econômicas sustentáveis (Adriana Ramos, ISA).
Assim, a combinação de ações como suspensão imediata do desmatamento, incentivo financeiro aos proprietários que deixaram de desmatar e reforço na fiscalização e aplicação de multas é fundamental para a preservação efetiva da Floresta Amazônica. Somente com esforços conjuntos e abordagens abrangentes será possível enfrentar esse desafio de importância global.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada