Em reportagem feita pelo Balanço Geral-MG, os benefícios da leitura foram afirmados por especialistas, como, o estimula á imaginação, aumento da criatividade e ainda ajuda quanto a saúde física e mental dos leitores. Segundo os envolvidos na pesquisa, o uso excessivo do celular tem prejudicado os mais jovens, principalmente as crianças, e que o habito da leitura substituindo o uso continuo do celular pode diminuir os efeitos causados pelas telas.
Entretanto, nessa mesma reportagem, foi constatado que o brasileiro lê uma média de três á cinco livros por ano, uma média baixa segundo os especialistas envoltos na pesquisa. Falta de incentivo durante a infância, banalização da leitura e também o preso dos livros, são alguns dos motivos apontados pelos especialistas durante á reportagem para essa média baixa. Todas essas razões somadas resultam em um Brasil mais difícil de se introduzir a leitura.
Portanto, fica claro que, uma proposta para introduzir o hábito de leitura na sociedade e democratizar os livros para que todos possam ter acesso a eles. Cabe ao Ministério da Cultura juntamente com o Governo Federal desenvolver politicas públicas e projetos de lei para tornar a leitura acessível, e campanhas promovendo a leitura nas escolas, de forma que os jovens sejam influenciados a adquirir esse habito. Para que assim, Anne não seja a única criança á amar livros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.