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Por Eduarda77p
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#119652
Na série "Anne With An E" da plataforma Netflix, é mostrada a vida de crianças em uma ilha no Canadá durante os anos de 1800. Anne a personagem principal é uma garota órfã que passa a maior parte do seu tempo lendo e imaginando historias mirabolantes. Durante sua vida, viveu situações traumáticas que a fizeram perder o sentido da vida, mas que encontrou nos livros uma doce esperança e uma magia que só ela consegue ver. Infelizmente, diferente de Anne, poucas crianças desenvolvem por conta própria o amor pelos livros e pela leitura.

Em reportagem feita pelo Balanço Geral-MG, os benefícios da leitura foram afirmados por especialistas, como, o estimula á imaginação, aumento da criatividade e ainda ajuda quanto a saúde física e mental dos leitores. Segundo os envolvidos na pesquisa, o uso excessivo do celular tem prejudicado os mais jovens, principalmente as crianças, e que o habito da leitura substituindo o uso continuo do celular pode diminuir os efeitos causados pelas telas.

Entretanto, nessa mesma reportagem, foi constatado que o brasileiro lê uma média de três á cinco livros por ano, uma média baixa segundo os especialistas envoltos na pesquisa. Falta de incentivo durante a infância, banalização da leitura e também o preso dos livros, são alguns dos motivos apontados pelos especialistas durante á reportagem para essa média baixa. Todas essas razões somadas resultam em um Brasil mais difícil de se introduzir a leitura.

Portanto, fica claro que, uma proposta para introduzir o hábito de leitura na sociedade e democratizar os livros para que todos possam ter acesso a eles. Cabe ao Ministério da Cultura juntamente com o Governo Federal desenvolver politicas públicas e projetos de lei para tornar a leitura acessível, e campanhas promovendo a leitura nas escolas, de forma que os jovens sejam influenciados a adquirir esse habito. Para que assim, Anne não seja a única criança á amar livros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por RayaneSC
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#119683
Olá @Eduarda77p !

INTRODUÇÃO:
"Na série "Anne With An E" da plataforma Netflix, é mostrada a vida de crianças em uma ilha no Canadá durante os anos de 1800. Anne a personagem principal é uma garota órfã que passa a maior parte do seu tempo lendo e imaginando historias mirabolantes. Durante sua vida, viveu situações traumáticas que a fizeram perder o sentido da vida, mas que encontrou nos livros uma doce esperança e uma magia que só ela consegue ver. Infelizmente, diferente de Anne, poucas crianças desenvolvem por conta própria o amor pelos livros e pela leitura."

- Muito bom você ter citado um repertório, mas quando você começou a problematizar o tema o parágrafo encerrou e você não colocou a sua tese com os dois argumentos.

DESENVOLVIMENTO:
"Em reportagem feita pelo Balanço Geral-MG, os benefícios da leitura foram afirmados por especialistas, como, o estimula á imaginação, aumento da criatividade e ainda ajuda quanto a saúde física e mental dos leitores. Segundo os envolvidos na pesquisa, o uso excessivo do celular tem prejudicado os mais jovens, principalmente as crianças, e que o habito da leitura substituindo o uso continuo do celular pode diminuir os efeitos causados pelas telas."

- Você precisa argumentar melhor sobre o tema, desenvolvendo o seu ponto de vista de forma critica e não só expositiva. É preciso a estrutura de:
1. Tópico frasal: resumo o assunto principal do parágrafo e leva cerca de uma linha;
2. Repertório
3.Argumento: Desenvolvimento de uma sequencia lógica com base no argumento que deve ser citado na introdução.

-O seu segundo parágrafo de desenvolvimento também apresenta os mesmo problemas.

CONCLUSÃO:
"Portanto, fica claro que, uma proposta para introduzir o hábito de leitura na sociedade e democratizar os livros para que todos possam ter acesso a eles. Cabe ao Ministério da Cultura juntamente com o Governo Federal desenvolver politicas públicas e projetos de lei para tornar a leitura acessível, e campanhas promovendo a leitura nas escolas, de forma que os jovens sejam influenciados a adquirir esse habito. Para que assim, Anne não seja a única criança á amar livros."

- Na conclusão você iniciou bem, mas faltam alguns elementos:
Agente: Ministério da Cultura e Governo Federal
Ação: desenvolver politicas públicas e projetos de lei para tornar a leitura acessível
Meio:...
Finalidade:...
Detalhamento:....

Na conclusão eu aconselho você colocar apenas um agente, uma ação e assim por diante. Se você colocar mais de um agente não vai estar errado porém isso aumenta a chance de você esquecer do outros elementos e perder pontos.

De modo geral parabéns! continue praticando e veja vídeos de redação, e leia redações nota mil para perceber onde você está errando e poder corrigir.

Espero ter ajudado!
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