Primeiramente, até mesmo aquelas famílias que aceitam as crianças, indiferentemente de sexo e cor, sofrem com a demora da realização legal do processo adotivo, formando uma fila de espera de mais de 5500 crianças que aguardam a adoção. Dessa forma, é necessário que o Ministério Público Estadual (MPE) priorize estes casos, de modo a garantir, o mais rápido possível, o cumprimento da lei, a segurança da criança e a entrega dela à família.
Entretanto, diversas vezes, o perfil de criança procurado pelos pretendentes não corresponde, ou corresponde pouco, àquele das que vivem nas entidades. Além disso, conforme dados do CNA, cerca de 66% das famílias que têm interesse em adotar, preferem crianças que não possuam irmãos. Assim, vê-se a necessidade da realização de palestras para a sociedade, como um todo, de forma que seja estimulada a adoção indiscriminada, também para que seja evitado o rompimento de famílias, no caso, a separação dos irmãos.
Portanto, como aos 18 anos os jovens são obrigados a deixarem as instituições, a propositura de políticas de incentivo à adoção no Brasil é essencial, a fim de evitar que esses adolescentes fiquem desamparados e acabem em situação de rua. Dessa forma, cabe ao Ministério Público de cada estado (MPE), juntamente ao Poder Judiciário, o aumento na velocidade da resolução dos processos judiciais de adoção. Ainda, é necessária a realização de fóruns de discussão com as famílias cadastradas no CNA para sanar possíveis dúvidas, bem como a divulgação de campanhas, nas mídias sociais governamentais, para que a discriminação e o preconceito diminuam os entraves na adoção. Assim, é possível que o final feliz do protagonista do filme supracitado se repita na sociedade atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada