Em primeiro lugar, é importante notar, como a Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888, ajudou grandemente a vida dos negros, pois ganharam liberdade. No entanto, após a mesma, não houve nenhum projeto de inserção do negro na sociedade, eles ficaram praticamente a própria sorte. Além disso tiveram que se adaptar as mínimas condições de moradia, já que não tinham outras opções para começarem uma vida nova a partir dali.
Seguidamente, ainda nos dias de hoje, após 132 anos da abolição a escravatura, diversos negros ainda enfrentam diariamente o preconceito por parte da sociedade, que julga pessoas pela cor da pele. Isso ocorre não só no Brasil, mas também em outros países. Pode-se mencionar como exemplo de racismo, o caso do assassinato de George Floyd, um afro-Americano que foi morto por um policial branco, que ajoelhou em seu pescoço durante vários minutos, por alegar que George usou uma nota falsa de vinte dólares. Com isso, é notório que o preconceito ainda existe atualmente, prejudicando a vida de vários negros, não só brasileiros.
Dessa forma, é evidente que medidas devem ser tomadas pelo Departamento de Direitos Humanos, juntamente com o Governo, como, fazer projetos educacionais antirracistas em creches, para ensinar crianças desde novas, a não cometerem o racismo, e ensiná- las a não se calarem se algum dia sofrerem racismo. Adicionalmente, o governo deve criar leis mais severas que punem o racismo, fazer palestras em todas as escolas, de apoio psicológico para quem sofre racismo, e fazer uma lei que adote uma política de igualdade, em todas as empresas, lojas, e comercios, para que assim negros tenham as mesmas oportunidades de empregos no mercado de trabalho, e vivam em um ambiente de igualdade e respeito sempre.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.