Ao examinar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o “IBGE”, verifica-se que 12% dos homens acima de vinte anos são obesos, e por outro lado, as mulheres ocupam aproximadamente 16,9% desta estatística. Em primeiro lugar, cabe ressaltar que grande parte desta população obesa são pessoas de baixa renda, que consequentemente não tem acesso a uma alimentação saudável e de qualidade. Logo, essas condições levam não só ao ganho de peso, mas ao possível surgimento de doenças acarretadas pelo mesmo. Como por exemplo, diabetes mellitus, pressão arterial elevada e até mesmo o aumento exacerbado do colesterol ruim, o “LDL”.
Ao analisar a questão da Obesidade na sociedade, vê-se que anteriormente em torno de quarenta anos atrás, tinham-se mais dificuldades em alcançar esta porcentagem de ganho de peso, já atualmente com a modernização dos trabalhos manuais, já não se tem mais o hábito, nem ao menos o incentivo de gastar energias com exercícios ou trabalhos braçais.
Outro ponto relevante, é o trabalho em excesso que acaba culminando maus hábitos alimentares, que leva-se a substituição de uma refeição à um lanche de valor calórico elevado, ou, abrindo mão de ambos. Levando em conta que a grande maioria são jovens trabalhadores e/ou estudantes, a falta de tempo poderia levar a tais atitudes, que, futuramente resultaria a prejudicialidade de sua própria saúde.
Ademais, é fato que, temos atualmente o acesso facilitado à academias e parques públicos, atividades que, geralmente são realizadas em grupos, o que faz com que se torne um incentivo à essa população.
Em suma, campanhas e palestras alertando a respeito dos riscos da alimentação inadequada seria um grande passo para a conscientização destas pessoas. Juntamente com o aumento de profissionais da saúde responsáveis e à disposição para consultas e acompanhamentos seria de grande valia, sabendo que, ciente de como prosseguir, poderiam utilizar dos seus próprios recursos já existentes para manter uma saúde mais adequada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada