Nesse sentido, em primeiro plano, a intolerância da sociedade coopera para essa problemática. Para Voltaire, o preconceito é uma opinião sem conhecimento. Tal perspectiva fica evidente na prática de crimes de ódio no Brasil, haja vista que os estereótipos-- conceitos superficiais e sem embasamento acerca de outros indivíduos--, como o disparate de que todo negro é uma má pessoa, são as ideias usadas pelos atores para justificar a execução desses delitos. Então, por conseguinte, como esses crimes pretendem suprimir as diversidades da nação, tem-se um ataque ao regime democrático do país.
Ademais, a inoperância governamental potencializa esse entrave. Nesse viés, segundo notícia de 2022, veiculada pela Câmara Legislativa, houve uma recusa por parte do Poder Legislativo em tornar mais severa e abrangente a punição dos responsáveis por crimes de ódio. Esse episódio demonstra o descaso do Estado presente nessa questão, visto que esse órgão não estabelece regulamentações mais eficientes para a punição dos autores dos crimes supracitados, gerando um sentimento de impunidade entre os indivíduos, o qual motiva mais ocorrências desse delito. Visto isso, enquanto o governo permanecer negligente, crimes de ódio permanecerão ocorrendo e ameaçando a democracia brasileira.
É necessário, portanto, agir sobre esse problema. Para isso, primeiramente, é mister que a mídia de massa promova a desconstrução de preconceitos e estereótipos em meio à sociedade, mediante a criação de uma ação cultural denominada "Mais Amor às Diferenças", na qual haverá programas televisivos e eventos em diversos locais do país. Tal ação tem por finalidade acabar com as ideias intolerantes que motivam os crimes de ódio. Paralelamente, é necessário intervir na inércia governamental existente no entrave. Com isso, espera-se por fim que crimes de ódio não mais ocorram, interrompendo uma violação à Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.