Primordialmente, para entender as consequências dessa problemática, é necessário observar suas maiores vítimas. Assim como exposto no livro “O ódio que você semeia”, onde o melhor amigo negro da protagonista é abordado e morto por policiais - sem nenhuma razão aparente além de “parecer suspeito” - é possível perceber esse mesmo padrão no Brasil: a violência policial tende a ser direcionada à minorias, sem causas específicas. Esse processo contribui para a vulnerabilidade em comunidades, o aumento de casos de racismo, a injustiça social e a perca de credibilidade desses profissionais. Dito isso, é possível reconhecer o padrão no qual essa violência se encaixa e como sua execução afeta milhares de pessoas.
Por certo, esse conflito acontece de ambos os lados. Enquanto a violência policial é presente diariamente, alimentada por sua estrutura racista e conservadora, a violência contra policiais também é um fator que acarreta problemas sociais e psicológicos. Na série americana Brooklyn Nine-Nine, o detetive Terry passa por diversos conflitos internos após presenciar uma situação de risco onde seu cargo era o fator motivador do ataque. Esse acontecimento evidencia uma ocorrência menos discutida, mas igualmente importante: a agressão contra esses agentes, além de gerar uma “guerra” social ente civis e policiais, também afeta psicologicamente aqueles que tem responsabilidade de proteger a população, afligindo seu desempenho e estado mental.
Portanto, após a discussão em relação ao tema, torna-se necessária a ação do Estado na reforma da estrutura policial brasileira, por meio da fiscalização de atos de violência e palestras voltadas a temas sociais e raciais, assim como o apoio psicológico para policiais, com ajuda profissional e treinamentos. Assim, ao resolver o problema da violência pela raiz e contribuir para a saúde mental desses agentes, é criada uma realidade mais segura e estável e um sistema policial mais justo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada