Avatar do usuário
Por luiviana
Quantidade de postagens
#116260
Desde os eventos ocorridos durante a Ditadura Militar, a violência policial é evidente aos olhos da população. Esse comportamento repressor, apesar de ter acontecido há décadas, ainda se manifesta dia após dia no país, principalmente na questão do abuso de poder. Entretanto, membros da polícia não se tornam isentos de sofrer violência ou complicações no desempenho de seu cargo, ainda que em menor escala, ocasionando também outros problemas. Com isso, torna-se necessária a discussão acerca das consequências da violência policial na sociedade brasileira e a maneira como a estrutura policial no Brasil também afeta seus membros.

Primordialmente, para entender as consequências dessa problemática, é necessário observar suas maiores vítimas. Assim como exposto no livro “O ódio que você semeia”, onde o melhor amigo negro da protagonista é abordado e morto por policiais - sem nenhuma razão aparente além de “parecer suspeito” - é possível perceber esse mesmo padrão no Brasil: a violência policial tende a ser direcionada à minorias, sem causas específicas. Esse processo contribui para a vulnerabilidade em comunidades, o aumento de casos de racismo, a injustiça social e a perca de credibilidade desses profissionais. Dito isso, é possível reconhecer o padrão no qual essa violência se encaixa e como sua execução afeta milhares de pessoas.

Por certo, esse conflito acontece de ambos os lados. Enquanto a violência policial é presente diariamente, alimentada por sua estrutura racista e conservadora, a violência contra policiais também é um fator que acarreta problemas sociais e psicológicos. Na série americana Brooklyn Nine-Nine, o detetive Terry passa por diversos conflitos internos após presenciar uma situação de risco onde seu cargo era o fator motivador do ataque. Esse acontecimento evidencia uma ocorrência menos discutida, mas igualmente importante: a agressão contra esses agentes, além de gerar uma “guerra” social ente civis e policiais, também afeta psicologicamente aqueles que tem responsabilidade de proteger a população, afligindo seu desempenho e estado mental.

Portanto, após a discussão em relação ao tema, torna-se necessária a ação do Estado na reforma da estrutura policial brasileira, por meio da fiscalização de atos de violência e palestras voltadas a temas sociais e raciais, assim como o apoio psicológico para policiais, com ajuda profissional e treinamentos. Assim, ao resolver o problema da violência pela raiz e contribuir para a saúde mental desses agentes, é criada uma realidade mais segura e estável e um sistema policial mais justo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
71 Exibições
por Tifane
0 Respostas 
68 Exibições
por aiqsono
0 Respostas 
96 Exibições
por rian007
0 Respostas 
165 Exibições
por Gilmarva
0 Respostas 
148 Exibições
por Tayverson
2 Respostas 
240 Exibições
por Vitao96
Polícia Militar
por juhods    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por juhods
O Papel da Polícia no Brasil do século XXI
por Kadoardo    - In: Outros temas
0 Respostas 
80 Exibições
por Kadoardo
0 Respostas 
88 Exibições
por Edusi1va
0 Respostas 
194 Exibições
por Mac0mago

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

besourokafka Tati14 elloysa filipediasx 0[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM