A princípio, a aplicação de algoritmos para rastrear dados propicia a limitação de informações disponíveis ao usuário. Nesse contexto, a atividade do indivíduo na internet é filtrada por sistemas e ferramentas tecnológicas que lhe fornecem sugestões referentes a conteúdos que ele próprio aprecia. Dessa forma, o usuário consome apenas o que condiz com o seu gosto e que é decidido pelas máquinas, assim, o algoritmo molda o comportamento do consumidor e o faz cego aos demais conteúdos presentes na rede. Nessa perspectiva, relaciona-se o pensamento do filósofo Rousseau de que o homem nasceu livre, mas em toda parte é acorrentado. Semelhantemente, apesar do usuário nascer livre, no mundo cibernético ele tem seu pensamento e atitude manipulados pelas ferramentas tecnológicas e se encontra acorrentado à era do algoritmo.
Ademais, o que o indivíduo consome culturalmente é persuadido pelas tecnologias de filtragem. Nesse sentido, o filósofo Adorno está certo ao dizer que o consumidor não é soberano, como a indústria cultural queria fazer crer, não é o seu sujeito, mas o seu objeto. Assim, as redes selecionam informações que são supostamente relevantes para o público e o consumidor é exposto a esses conteúdos caracterizados como “assuntos do momento”. Destarte, o indivíduo sofre grande manipulação no que diz respeito ao que consome na internet, pois as ferramentas tecnológicas do século XX lhe induzem a determinados tópicos dentro do universo virtual, tratando-o não como sujeito, mas sim como objeto.
Portanto, são necessárias medidas para reverter o cenário atual. Para promover um uso saudável das redes e um consumo cultural consciente, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) deve promover, por meio de investimentos financeiros, palestras em escolas e auditórios. Nessas palestras, psicólogos e especialistas devem estar presentes para informar a população acerca da manipulação presente nas redes e conduzir a uma utilização crítica e saudável dessas tecnologias. Assim sendo, o perigo descrito por Sydney Harris não se tornará uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.